Distrito de Mimoso do Sul é conhecido pela arquitetura preservada e pela música regional
Por Ludmilla Azevedo
No alto dos montes capixabas, a 23 quilômetros da sede de Mimoso do Sul, encontra-se o charmoso distrito de São Pedro de Itabapoana. Com cerca de mil habitantes e situado a aproximadamente 460 metros de altitude, o local guarda preserva o passado próspero em seus casarões coloniais.

Criado por decreto provincial em 1863, São Pedro de Itabapoana integrou-se oficialmente ao Espírito Santo após ser desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim em 1887. No final da década de 1920, era o segundo município mais populoso do estado, perdendo apenas para Alegre. Colonizado por fazendeiros mineiros e fluminenses, descendentes de portugueses, o local floresceu impulsionado pela riqueza do café. Em 1930, a região deixou de ser município e se transformou em distrito de Mimoso do Sul.

Hoje, São Pedro de Itabapoana mantém vivo seu legado histórico. Em 1987, o Conselho Estadual de Cultura tombou 41 imóveis, incluindo a antiga cadeia, a igreja e o tradicional calçamento em pedras pé de moleque, conferindo ao distrito o título de Sítio Histórico.

Além de seu patrimônio arquitetônico, a cultura musical se destaca como um dos maiores símbolos da região. Desde 2015 São Pedro de Itabapoana ostenta o título de “Capital Estadual da Sanfona e da Viola”, reconhecido por lei.
O Festival da Sanfona e da Viola, realizado anualmente no inverno, celebra essa tradição com o concurso de músicos instrumentais nas categorias sanfoneiro e violeiro.
View this post on Instagram
Em 2025, entre os dias 24 e 27 de julho, a festa chega à sua 26ª edição, consolidando-se como um dos mais importantes eventos de música raiz do Espírito Santo. Após a interrupção do festival no ano anterior devido às fortes chuvas que atingiram a região, a retomada deste ano reforça a resiliência e o amor pela cultura local.
Em setembro o distrito ainda sedia o festival Casa Aberta, com exposições de arte e programação musical.


Onde se hospedar
Pousada Vila Verde
A pousada é cercada por um belo jardim, tornando o local ainda mais aconchegante. No inverno, os hóspedes costumam se reunir na área verde e acender uma fogueira para se aquecer.
View this post on Instagram
Onde comer
Lanchonete e Restaurante Trevo
Com opções de café da manhã, almoço e lanches, a lanchonete fica na ES-297 e funciona diariamente, das 6h às 21h30.
View this post on Instagram
Mom’s Pizzaria e Hamburgueria
Localizada no centro de Mimoso do Sul, a lanchonete, além de pizzas e hambúrgueres, oferece almoço self service.
View this post on Instagram
Como chegar
Para quem deseja conhecer São Pedro de Itabapoana partindo de Vitória, o caminho é repleto de belas paisagens. O trajeto começa na BR-101 Sul, seguindo até a cidade de Cachoeiro de Itapemirim. De lá, acessa-se a ES-177 em direção a Mimoso do Sul. Ao chegar à sede do município, a ES-381 conduz o visitante até o distrito, onde a história, a música e o charme das construções coloniais aguardam para encantar os viajantes.
*Este destino está presente no livro 140 Destinos Incríveis no Espírito Santo, publicado pela Next Editorial. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui. O material foi elaborado com cuidado para oferecer uma experiência única de descoberta e aventura pelas diversas regiões geográficas do nosso estado.