28.2 C
Vitória
quarta-feira, 27 janeiro, 2021

Mercado Capixaba, em Vitória, passará por restauro

O projeto de reforma do Mercado será entregue em julho pela empresa. Após entrega, o edital será publicado para escolha da empresa responsável pela obra

O prédio em que está localizado o Mercado Capixaba passará por reforma. Os projetos complementares foram apresentados pela empresa ML Projetos Eireli e aceitos pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A empresa deverá entregar os projetos executivos finalizados até o dia 27 de julho, possibilitando a abertura da licitação para a obra, que ainda não tem data para ser iniciada.

O diretor-presidente da CDTIV, Renzo Nagem, disse que apesar do cenário de pandemia enfrentado no Estado, o projeto e os trabalhos serão mantidos. “Trata-se de um equipamento fundamental para a retomada da economia e reinvenção do Centro de Vitória como um local importante para a cidade nas áreas de inovação, tecnologia, serviços, bem como cultural, gastronômica e turística. Após a reforma do espaço, a expectativa é que ele funcione como indutor do comércio no entorno”, explicou ele.

Além disso, assim que for concluído o restauro, o espaço será concedido à iniciativa privada, por meio de licitação de concessão de uso, mesmo modelo adotado nos quiosques de Camburi e da Curva da Jurema.

artesanato
O Mercado Capixaba comercializava artesanato de qualidade. – Foto: Reprodução / Conheça Meu Estado

Projeto

Faz parte dos projetos o restauro de fachada, telhado e implantação da calçada cidadã do Mercado da Capixaba, que já foram concluídos e entregues à Prefeitura de Vitória. Agora, os projetos elétrico, hidráulico e de ambientação do espaço interno devem ser entregues até 27 de julho pela empresa responsável.

Também será adotada a abertura da “Rua de Pedestres” na rua Araribóia, que deverá ampliar a área livre do mercado para atividades gastronômicas e culturais. E entre as novidades da intervenção, aprovadas pelos conselhos municipal e estadual de Cultura, está a abertura das entradas originais do imóvel das ruas Desembargador Orelly de Souza e Araribóia.

Mercado Capixaba antigo
O edifício do Mercado Capixaba foi erguido no governo de Florentino Avidos, em 1926. – Foto: Capixaba da Gema

Cultura

O Mercado da Capixaba foi construído em 1926, e já foi considerado o principal centro comercial de Vitória por várias décadas. O imóvel foi construído durante o governo de Florentino Avidos e estava localizado na Avenida Capixaba, atual Avenida Jerônimo Monteiro.

Por ser um marco na história, o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, destacou as potencialidades culturais, artísticas e econômicas do novo modelo do espaço. “O Mercado da Capixaba, a partir do restauro, manterá seu propósito e irá além. Continuará a ser uma referência cultural para o centro da cidade, em particular, e para todo o Estado, em geral. Irá além porque será palco de atividades culturais e artísticas constantes, sob tutela e gerência da Semc, que, por meio de editais públicos, proporcionará aos artistas mais um local onde possam expressar sua produção”, pontuou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Novos horários de funcionamento de bares, shoppings e academias

Municípios classificados de 'Risco Baixo' para transmissão do coronavírus - como Vitória e Serra - comemoram a volta do horário normal de funcionametno do...

Mães à beira de um ataque de nervos

A pandemia obrigou toda a sociedade a mudar. Mudar hábitos, a forma de olhar a sociedade, as relações. Mas impôs às mães uma rotina ainda mais exaustiva

Hospital Materno Infantil: uma conquista da população da Serra

As instalações do Materno Infantil são modernas e prezam pela economia de energia e sustentabilidade. O prédio será todo automatizado

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Mais de 150 propostas para a Serra. Entenda!

Segundo a Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), até a última terça-feira (28), foram recebidas 154 propostas. A audiência estará disponível até o dia 14 de agosto.

Como aproveitar melhor o FGTS emergencial?

Para muitas pessoas, esse dinheiro já tem destino definido, como pagar algumas contas essenciais, além de investimento pessoal, mas será que existe uma forma melhor de aplicá-lo? Especialista explica!

ES Brasil Digital

ESBrasil-184 - Retrospectiva
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

Pagamento será na próxima quinta-feira para quem fez contestação

Pandemia e fim dos auxílios podem reverter retomada econômica

A avaliação é do Comitê de Política Monetária do BC

Série histórica mostra ocupação hoteleira durante a pandemia

Já estão disponíveis no Observatório do Turismo os dados relativos à taxa de ocupação hoteleira relativa ao ano de 2020, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentações financeiras

Instituição tem atuado para facilitar acesso a produtos e serviços financeiros aos seus mais de 5 milhões de cooperados

Vida Capixaba

Fafi abre vagas para oficinas

Termina nesta quarta-feira (27) o período de inscrições para 397 vagas em oficinas da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi)

Ação conscientiza frequentadores em praia de Guarapari

A ação visava conscientizar os frequentadores da Enseada Azul, em Guarapari, contra o descarte de lixo na areia das praias

Mucane e Circuito Cultural de Vitória retomam aulas na próxima segunda-feira

Oficinas presenciais de percussão, cavaquinho, dança afro brasileira na modalidade “Tribal” e capoeira

TOTVS Espírito Santo foi eleita a melhor unidade do Brasil em 2020

A TOTVS é conhecida como a maior empresa de tecnologia do Brasil, e sua unidade do ES foi eleita a melhor unidade do Brasil em 2020
Continua após publicidade