23.9 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

Mercado Capixaba, em Vitória, passará por restauro

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

O projeto de reforma do Mercado será entregue em julho pela empresa. Após entrega, o edital será publicado para escolha da empresa responsável pela obra

O prédio em que está localizado o Mercado Capixaba passará por reforma. Os projetos complementares foram apresentados pela empresa ML Projetos Eireli e aceitos pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A empresa deverá entregar os projetos executivos finalizados até o dia 27 de julho, possibilitando a abertura da licitação para a obra, que ainda não tem data para ser iniciada.

O diretor-presidente da CDTIV, Renzo Nagem, disse que apesar do cenário de pandemia enfrentado no Estado, o projeto e os trabalhos serão mantidos. “Trata-se de um equipamento fundamental para a retomada da economia e reinvenção do Centro de Vitória como um local importante para a cidade nas áreas de inovação, tecnologia, serviços, bem como cultural, gastronômica e turística. Após a reforma do espaço, a expectativa é que ele funcione como indutor do comércio no entorno”, explicou ele.

Além disso, assim que for concluído o restauro, o espaço será concedido à iniciativa privada, por meio de licitação de concessão de uso, mesmo modelo adotado nos quiosques de Camburi e da Curva da Jurema.

artesanato
O Mercado Capixaba comercializava artesanato de qualidade. – Foto: Reprodução / Conheça Meu Estado

Projeto

Faz parte dos projetos o restauro de fachada, telhado e implantação da calçada cidadã do Mercado da Capixaba, que já foram concluídos e entregues à Prefeitura de Vitória. Agora, os projetos elétrico, hidráulico e de ambientação do espaço interno devem ser entregues até 27 de julho pela empresa responsável.

Também será adotada a abertura da “Rua de Pedestres” na rua Araribóia, que deverá ampliar a área livre do mercado para atividades gastronômicas e culturais. E entre as novidades da intervenção, aprovadas pelos conselhos municipal e estadual de Cultura, está a abertura das entradas originais do imóvel das ruas Desembargador Orelly de Souza e Araribóia.

Mercado Capixaba antigo
O edifício do Mercado Capixaba foi erguido no governo de Florentino Avidos, em 1926. – Foto: Capixaba da Gema

Cultura

O Mercado da Capixaba foi construído em 1926, e já foi considerado o principal centro comercial de Vitória por várias décadas. O imóvel foi construído durante o governo de Florentino Avidos e estava localizado na Avenida Capixaba, atual Avenida Jerônimo Monteiro.

Por ser um marco na história, o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, destacou as potencialidades culturais, artísticas e econômicas do novo modelo do espaço. “O Mercado da Capixaba, a partir do restauro, manterá seu propósito e irá além. Continuará a ser uma referência cultural para o centro da cidade, em particular, e para todo o Estado, em geral. Irá além porque será palco de atividades culturais e artísticas constantes, sob tutela e gerência da Semc, que, por meio de editais públicos, proporcionará aos artistas mais um local onde possam expressar sua produção”, pontuou.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade