27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Renda fixa pode ganhar Letra de Crédito do Desenvolvimento

Produto captará recursos para o BNDES financiar projetos para empresas em todo o país. 

Por Gustavo Costa

Depois das já famosas Letras de Crédito do Agronegócio e Imobiliário (LCA e LCI), pode chegar em breve ao mercado um novo ativo para a renda fixa: é a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) idealizado pelo Governo Federal como uma forma captar recursos para o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e bancos estaduais.

- Continua após a publicidade -

Uma vez nesses bancos, esses recursos seriam utilizados para financiar projetos para micro, pequenas e médias empresas no país.

O projeto de lei que institui a LCD tramita no Congresso Nacional desde dezembro, e a ideia é que ela seja parecida com as letras já disponíveis no mercado. “De acordo com a proposta do BNDES, as LCD serão isentas de imposto de renda, assim como LCI e LCA, mas possivelmente terão rentabilidade inferior por apresentarem menor risco de crédito. Isso deve ocorrer já que, diferente de LCI e LCA (emitidas por bancos em geral), as LCD serão emitidas pelo BNDES, que tecnicamente apresenta menor risco de calote”, explicou Marcel Lima, membro do comitê de Finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES).

Se a LCD se confirmar e chegar ao mercado, oferecendo rendimento seguro e livre de Imposto de Renda, a expectativa dos investidores é que no Espírito Santo, além do BNDES, ele possa fazer parte das opções de entidades como o Banestes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA