22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Copom reduz Selic para 10,75% ao ano

Essa foi a sexta queda consecutiva da taxa, que deve continuar caindo. Saiba como isso afeta seus investimentos

Por Gustavo Costa

A taxa de juros brasileira (Selic) acaba de retornar ao seu patamar de fevereiro de 2022, 10,75% ao ano. Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa em 0,5 ponto percentual nesta quarta-feira (20). 

- Continua após a publicidade -

O corte já era esperado pelo mercado, e a expectativa é de novos cortes até pelo menos a 9% até o fim do ano, em uma estratégia de alívio da política monetária. Ms o que muda para os investidores como essa nova redução?

De forma resumida, é bom esperar queda no rendimento das aplicações. É o que falou o líder de Relacionamento dos Comitês Qualificados de Conteúdo (CQC’s) Gabriel Meira. “A renda fixa vai parar de render aquele famoso 1% ao mês. Então, o investidor que estava acostumado a receber 1% sem fazer nada, vai começar a ter duas opções: Ele alonga seus investimentos por um prazo muito maior, de 5, 6 anos, visando garantir esse 1%; ou será  obrigado a aumentar um pouco da exposição, correndo mais riscos na renda variável”, falou ele.

Segundo o capixaba, se escolher a segunda opção, o investidor deve partir para ativos como ações e fundos imobiliários, tudo para aumentar a rentabilidade das aplicações. “Não tem jeito, ele vai sentir uma necessidade maior de uma diversificação em risco, ativos mais alternativos”, frisou. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA