- Continua após a publicidade -

Relatório de Transparência Salarial deve ser entregue até o dia 28

Obrigação é para empresas com mais de 100 empregados

As empresas com 100 ou mais empregados têm até o dia 28 de fevereiro para preencher as informações com critérios de remuneração e ações para promover a diversidade, atendendo à Lei da Igualdade Salarial. O envio deve ser feito pelo Portal Emprega Brasil, na aba dos empregadores. Os dados vão compor o 3º Relatório de Transparência Salarial e Critérios do Ministério do Trabalho e Emprego, que será divulgado no dia 17 de março pelo ministério.

A Lei de Igualdade Salarial determina multa para as empresas que descumprirem o prazo e punições mais severas aos empregadores que pagam menos a uma mulher do que a um homem que ocupa a mesma função.

As informações devem ser encaminhadas para o Portal Emprega Brasil duas vezes ao ano, sempre nos meses de fevereiro e agosto. Além de informar os critérios remuneratórios, as empresas devem detalhar as políticas de contratação de mulheres, incluindo negras, com deficiências, em situação de violência, chefes de domicílio e LGBTQIA+, políticas de promoção de mulheres a cargos de gerência e direção e iniciativas de apoio para o compartilhamento de responsabilidades familiares. 

- Continua após a publicidade -

Os dados mais recentes, divulgados em setembro do ano passado, revelaram que as mulheres ainda recebem 20,7% a menos do que os homens nas mais de 50 mil empresas com 100 ou mais empregados, inscritas no eSocial.

Sancionada em julho de 2023, a lei determina que empresas com mais de 100 empregados devem adotar medidas para garantir essa igualdade, incluindo transparência salarial, fiscalização contra discriminação, canais de denúncia, programas de diversidade e inclusão, e apoio à capacitação de mulheres.

Com a entrega do relatório, as empresas têm até o dia 31 de março para divulgar o resultado em suas plataformas digitais, conforme estabelece a lei. (Agência Brasil)

Conteúdo em Alta

ES apresenta queda do desemprego e alta da...
Nova associação empresarial de Vitória elege diretoria; veja
ES Brasil Debate: como divulgar o turismo do...
Regra sobre trabalho em feriados é adiada por...
Câmara aprova PEC do fim da 6×1 e...
Focus eleva projeção do PIB de 2026 para...
A disparidade salarial entre homens e mulheres: como...
Presidente do TRE-ES participa de encontro nacional do...
Sua empresa está pronta? Nova NR-1 muda regras...
Leilão no ES oferta 33 imóveis com lances...

Leia Mais

As 8 cidades do ES líderes em vagas...
Tecnologia para restaurantes no ES economiza até R$...
Lula cobra ministros por divulgação de ações do...
Tragédia no Ninho do Urubu: ex-segurança do alojamento...
Entre o mar vermelho e o oceano azul
Qualidade dos rios da Mata Atlântica segue precária
Massa de salários em circulação cresce R$ 28,124...
Transparência: câmaras municipais do ES serão avaliadas
Seminário debate educação e trabalho no Espírito Santo;...
Confiança empresarial recua 0,4 ponto em março

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -