27.7 C
Vitória
terça-feira, 30 novembro, 2021

Tartarugas marinhas são encontradas mortas em rede de pesca

Uma rede de pesca de 500 metros foi recolhida pos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, na Baía das Tartarugas, próximo à Ilha do Frade.

Por Munik Vieira

O local é uma Área de Preservação Ambiental (APA). Na rede foram encontradas duas tartarugas mortas e diferentes espécies de peixes vivos.

Como a rede estava abandonada, não foi possível identificar os infratores. As duas tartarugas foram levadas para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), em Cariacica. Os peixes foram devolvidos ao mar.

Tartarugas presas em rede de pesca. Foto: Reprodução

Esse tipo de rede representa um grande risco para a fauna marinha, uma vez que captura filhotes, impedindo que cresçam e se reproduzam.

Segundo o gerente de fiscalização ambiental da Semmam, Alexsandro Amaral, as operações de fiscalização ambiental são rotineiras. Ele explica que a lei 9077/2017 proíbe a pesca utilizando qualquer tipo de rede como de emalhe, de espera, de cerco ou de arrasto.

Quem for flagrado pescando com qualquer tipo de rede na Baía do Espírito Santo e nos canais de Vitória e Camburi terá todo o material apreendido, pagará multas que podem variar de R$ 700,00 a R$ 100 mil e ainda responderá a processo por crime ambiental.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade