26.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Tartarugas marinhas são encontradas mortas em rede de pesca

Uma rede de pesca de 500 metros foi recolhida pos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, na Baía das Tartarugas, próximo à Ilha do Frade.

Por Munik Vieira

O local é uma Área de Preservação Ambiental (APA). Na rede foram encontradas duas tartarugas mortas e diferentes espécies de peixes vivos.

- Continua após a publicidade -

Como a rede estava abandonada, não foi possível identificar os infratores. As duas tartarugas foram levadas para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), em Cariacica. Os peixes foram devolvidos ao mar.

Tartarugas marinhas são encontradas mortas em rede de pesca
Tartarugas presas em rede de pesca. Foto: Reprodução

Esse tipo de rede representa um grande risco para a fauna marinha, uma vez que captura filhotes, impedindo que cresçam e se reproduzam.

Segundo o gerente de fiscalização ambiental da Semmam, Alexsandro Amaral, as operações de fiscalização ambiental são rotineiras. Ele explica que a lei 9077/2017 proíbe a pesca utilizando qualquer tipo de rede como de emalhe, de espera, de cerco ou de arrasto.

Quem for flagrado pescando com qualquer tipo de rede na Baía do Espírito Santo e nos canais de Vitória e Camburi terá todo o material apreendido, pagará multas que podem variar de R$ 700,00 a R$ 100 mil e ainda responderá a processo por crime ambiental.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA