24.9 C
Vitória
quarta-feira, 27 outubro, 2021

Aprenda receitas quentinhas e aconchegantes para o frio

A temperatura começou a cair e o frio chegou de vez no Espírito Santo. No entanto, a previsão é de queda ainda mais acentuada na temperatura nos próximos dias.

Por Munik Vieira

E já que o clima esfriou, que tal aproveitar as baixas temperaturas para apostar em pratos e receitas que prometem aquecer o paladar?

Independente se você gosta ou não do frio, precisamos entrar em um consenso de que uma das melhores partes de temperaturas mais amenas é poder cozinhar receitas de comidas que prometem aquecer o corpo e nosso paladar.

Uma boa opção para um dia frio de inverno é preparar a carne de cordeiro cozida lentamente na cerveja preta, uma receita criada pelo chef Pablo Quiven. Essa receita, é parte de uma série de conteúdos disponíveis na página da campanha “Eu fico em casa” lançada pela cidade, para incentivar as pessoas a ficarem em casa nesse período de pandemia.

Outra opção de receita é a do bolinho de tapioca com coco e canela. O coco é uma fruta fundamental na cozinha baiana e em muitos doces típicos da confeitaria brasileira. A chef Flor da Hora, que trabalha com gastronomia baiana há mais de 22 anos, contou que utiliza a fruta de várias formas. Ela destacou que o bolinho de tapioca com coco e canela fará sucesso para quem deseja um jantar bem “apimentado”.

“O coco me acompanha na maioria dos meus pratos. Algumas das minhas receitas mais pedidas são a Cocada, o Arroz de Coco que acompanha muito bem os pratos do mar e também um dos principais pratos da gastronomia baiana que é a Moqueca, tendo como item importante para seu preparo o leite de coco, diferenciando e aperfeiçoando seu sabor e aroma”, disse.

Confira algumas receitas aqui e capriche na criatividade!

Carne de cordeiro cozida na cerveja preta

Ingredientes:
3 kg de carne de cordeiro ou outro tipo de carne vermelha
150 ml de azeite
3 kg de cebola
1 alho
4 cenouras
2 kg de batata
1 abóbora
1 maço de salsinha
500 g de cebolinha
500 ml de cerveja escura
6 linguiças defumadas
20 ml de fumaça líquida
-50 g de pasta de cordeiro defumado
-10 g de masala defumada
-Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Pique o alho, a cebola e a cebolinha e reserve. Corte a batata, a cenoura e a abóbora em cubos de 2 cm e reserve. Corte a carne de cordeiro em cubos de 2 cm. Corte as linguiças em rodelas de mais ou menos meio centímetro.

Aqueça uma panela ou caçarola (de ferro, de preferência), coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o alho, a cebola e a cebolinha picados. Quando eles ficarem dourados e caramelizados, acrescente o cordeiro, as cenouras e as linguiças com a pasta de cordeiro já amassada com o garfo.

Coloque a cerveja e deixe cozinhar por 1 hora e meia em fogo brando com a panela tampada. Passado esse tempo, tempere com a masala e a fumaça líquida.
Por último, coloque os cubos de batata e abóbora, sal, pimenta e a salsinha picada.

carne de cordeiro
A cerveja preta dá um toque especial carne de cordeiro. – Foto: Reprodução

Bolinho de tapioca com coco e canela

Ingredientes
1 coco ralado 250 gr
200 gramas de tapioca granulada
200 gramas Tapioca Flocada
½ litro de água
½ litro de leite morno
2 xícaras de açúcar
Canela
Açúcar Orgânico

Modo de preparo:
Misture o coco ralado, a tapioca granulada e ½ litro da água, reserve e deixe hidratando em média 20 minutos. Após a hidratação vá acrescentando aos poucos o leite morno, mecha até dar um ponto de enrolar.

Faça bolinhas como quiser e polvilhe com tapioca flocada (Bata no liquidificador para ela flocar melhor); Fritar com óleo pré-aquecido. Para finalizar, passe as bolinhas na Canela e no Açúcar Orgânico.

Bolinho de tapioca
O coco é um ingrediente importante no bolinho de tapioca. – Foto: Alexandre Vieira Canatella

Bom apetite!

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade