23.3 C
Vitória
quarta-feira, 22 maio, 2024

2ª edição do Fábrica de Chefs reúne mestres em Vitória

Workshop reuniu cerce de mil pessoas nesta segunda (22), no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória

Por Mariah Friedrich

Maior workshop de gastronomia do Estado, o Fábrica de Chefs chegou a 2ª edição nesta segunda (22), no no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, com um público estimado de mil pessoas, interessadas em aprender com a experiência dos chefs Felipe Bronze, Bruna Rebelo, Rafa Gomes, Rubens Catarina, Luiz Paulo, Carlos Bertolazzi e Hugo Grassi.

- Continua após a publicidade -

Chef executivo do Grupo D.O.M, Rubens Catarina foi o primeiro a dividir sua expertise com os participantes e destacou em entrevista à ES Brasil a importância de criar uma rede de contatos e aprender com outros cozinheiros de renome mundial, como Michel Guerard e Juan Mari Arzak e Alex Atala.

2ª edição do Fábrica de Chefs reúne mestres em Vitória
Rafa Gomes, Rubens Catarina e Carlos Bertolazzi (esq. para dir.) – Foto: Tasty Click/ Divulgação

“Eles me forjaram de todos os jeitos, em termos de conhecimento, contato com muitas culturas diferentes, viagens. Falando do Alex, viajamos nos últimos dez anos para cinco continentes. Cozinhei com todas as pessoas que você pode imaginar, de Alain Ducasse, a Narisawa no Japão, chefs que já não estão mais entre nós também”, conta Rubens.

O chef capixaba Hugo Grassi, idealizador do evento, ressaltou a importância de compartilhar essa rede de network com participantes de todo o Estado e do Brasil e inserir o Espírito Santo como cenário de um grande evento de gastronomia, fora do centro Rio-São Paulo.

2ª edição do Fábrica de Chefs reúne mestres em Vitória
Chef Hugo Grassi idealizou o workshop – Foto: Tasty Click/ Divulgação

“É muito especial para mim sair um pouco da cozinha e compartilhar aprendizados com os estudantes, um sonho que eu tinha quando estudava. A gastronomia é uma árvore que tem várias raízes: eventos, cozinha, pratos, confeitaria. E você se desafiar dentro dela é muito bacana. Eu nunca trabalhei com eventos antes e meu maior desafio hoje está sendo a criação desse encontro. Esse é o meu prato, o Fábrica de Chefs” afirma Hugo Grassi.

Fundador do Zena Cucin (SP) e apresentador dos programas de televisão Hell’s Kitchen: Cozinha sob Pressão e Fábrica de Casamentos, Carlos Bertolazzi aponta que sua jornada se diferencia dos outros chefs convidados por ter se formado mais tarde, após deixar o emprego na área comercial e ir estudar na Itália, onde teve a oportunidade de ter mentores que passaram orientações valiosas.

A transição de carreira é um dos assuntos discutidos por Bertolazzi, que ressaltou a responsabilidade de influenciar outras pessoas, inclusive inspirando aquelas que também desejam mudar de carreira e entrar para o ramo da gastronomia. “Procuro contar minha história e ajudar as pessoas a entenderem se realmente têm desejo de atuar na área de gastronomia antes de tomar um passo tão importante”, explica.

Vencedor do Masterchef Profissional em 2018 e fundador do restaurante ITACOA, o chef carioca Rafa Gomes enfatizou a importância da experiência prática e do respeito às etapas de aprendizado na cozinha. Em entrevista à ES Brasil, ele falou sobre a própria trajetória, começando como entregador, lavador de louça, até se tornar garçom e se apaixonar pela cozinha e ressaltou a necessidade educação contínua para qualquer chef.

“Tudo tem etapa e quando essas etapas são comidas, o problema não é chegar, é se manter lá. Chegar não é tão difícil, mas continue, se renove, inspire outras pessoas que trabalham com você”, reflete Rafa Gomes.

A professora de confeitaria e idealizadora da Cakelover Bruna Rebelo participou do encontro trazendo sua paixão pela confeitaria e conhecimentos sobre sua especialidade, os bolos com cobertura de buttercream.

2ª edição do Fábrica de Chefs reúne mestres em Vitória
Bruna Rebelo e Lulo Fouet – Foto: Tasty Click/ Divulgação

“As pessoas às vezes erram, perdem produtos, jogam coisas no lixo e não entendem o que causou aquilo. Então gosto muito de falar do erro e como consertar. Isso para mim é gratificante. E o buttercream mais legal ainda, foi uma cobertura que mudou a minha vida e história, gosto muito de ensinar também porque é algo técnico e quando a pessoa entende, ela ganha confiança e consegue reproduzir como ele é tão perfeito”, compartilha Bruna.

Outro chef confeiteiro que compareceu apresentando sua abordagem foi Lulo Fouet, que explicou sobre como trabalha para que a textura e a estética andem juntas para satisfazer os olhos e paladares.

“Quando o cliente come tem que ter uma surpresa tanto na textura quanto no sabor, que precisam acompanhar justamente a estética e a expectativa dele. Esse é o tipo de confeitaria normalmente que eu tento trazer e é muito do que eu quero ensinar aqui também hoje aqui no Fábrica de Chefs”, explica Lulo. 

O evento conta ainda com a presença de um dos principais nomes da gastronomia brasileira contemporânea, Felipe Bronze, que falará sobre a importância da inovação na palestra de encerramento “O reinventar na gastronomia atual”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -