Qualificar ES abre primeira oferta de vagas em 2020

Uma das turmas do Qualificar ES formadas no ano passado. - Foto: Divulgação / Secti

Oferta de vagas é dividida em quatro etapas de inscrição. Em 2019, o Qualificar ES disponibilizou mais de 42 mil vagas nas três ofertas

Se você quer uma oportunidade de aprender uma nova profissão esta é a oportunidade. O programa Qualificar ES administrado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), abrirá a primeira oferta de vagas nesta terça-feira (14).

A segunda etapa de inscrição será aberta no dia 21 de janeiro e a terceira no dia 28 do mesmo mês e a quarta no dia 04 de fevereiro. Ao todo, serão ofertadas 16 mil vagas e as inscrições sempre são gratuitas.

Serão cursos presenciais, semipresenciais e on-line. Segundo a Secti, a meta para 2020 é ofertar 58 mil vagas em cursos gratuitos à população capixaba.

A primeira oferta de 2020 também disponibilizará vagas específicas para mulheres e indígenas, por meio de ramificações do Programa. Vale destacar que os municípios de Cariacica, Conceição da Barra, Santa Leopoldina, Serra e Vitória participam do Qualificar ES Mulher e as vagas do Qualificar ES Indígena são ofertadas ao município de Aracruz.

“O sucesso de 2019 é um importante indicador para que busquemos expandir cada vez mais o programa em 2020. Nosso comprometimento é democratizar o acesso a oportunidades de geração de renda às famílias mais necessitadas. Já começamos o ano com novidades na primeira oferta, como a expansão do Programa ao município de Linhares. Estamos com boas expectativas para 2020”, disse a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel.

Um dos cursos ofertados é de bolos e panificação. – Foto: Divulgação / Secti
Fases

O programa Qualificar ES contempla mais três fases. A segunda fase é a oferta de cursos presenciais nos municípios de Guarapari, João Neiva, Vila Velha, Vitória e, pela primeira vez, em Linhares, na região Norte do Estado. As inscrições ocorrem entre os dias 21 de janeiro e 02 de fevereiro.

A terceira etapa será realizada por meio de cursos on-line. As inscrições serão de 28 de janeiro a 10 de fevereiro. A oferta será de 10 mil vagas em 10 opções de cursos. Nesta modalidade, os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), dentro do site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate-papo com os professores. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário.

Já a quarta e última etapa dos cursos será na modalidade semipresencial. As inscrições poderão ser feitas de 04 a 16 de fevereiro. Serão disponibilizadas 200 vagas, distribuídas em três cursos nos municípios de Montanha, São Mateus e Vila Velha, com o objetivo de atender à população e profissionais da área da educação.

Balanço 2019

A Secti bateu a meta em 2019 na oferta de vagas. A meta do ano foi oferecer 25 mil vagas e cursos presenciais, semipresenciais e on-line ao longo do ano, com mais de 42 mil vagas em mais de 80 cursos de áreas profissionais, com demandas de mercado. Cerca de 80 mil capixabas concorreram às vagas em 2019.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário