22.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Festa de São João Batista de Irupi pode se tornar patrimônio cultural

Tradicional evento do sul capixaba pode ser tornar patrimônio cultural imaterial capixaba

Por Robson Maia

Um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales) quer tornar a tradicional Festa de São João Batista de Irupi em patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. De autoria do deputado Coronel Weliton (PTB), a proposta contempla a festa que celebra o dia do santo padroeiro da cidade, em 24 de junho, desde 1911.

- Continua após a publicidade -

Na justificativa da matéria, Weliton explica que essa festividade é uma das mais importantes da região por sua história e tradição. As festividades acontecem no contexto das festas juninas, com fogueiras, barracas, comidas típicas e quadrilhas. O evento é organizado pela comunidade católica de Irupi, município da Região Sul do Espírito Santo. A solenidade acontece em parceria com a prefeitura da cidade.

“É a principal festividade da região do Caparaó capixaba. A festa está na essência da vida, na história, na cultura e na religiosidade popular”, acrescenta o autor do PL.

A declaração de patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo é uma forma de apoiar e incentivar a festividade, levando em consideração a importância dessa tradição cultural para o Estado. A matéria será analisada pelas Comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças. O autor da proposta apresentou pedido para que o PL tramite em regime de urgência.

Caso seja aprovada em Plenário, a medida seguirá para sanção ou veto do Executivo estadual.

Rodeios

Outro PL de autoria do mesmo parlamentar declara como patrimônio cultural imaterial a Federação Capixaba de Rodeio. De acordo com a justificativa da proposta, a entidade, fundada em 2022, tem sede no município de Aracruz e atua na promoção de festas recreativas para difundir a atividade esportiva de rodeios.

“Os rodeios são importantes para não deixar morrer as raízes e tradições do povo sertanejo, além de alavancar o turismo local, gerando renda para a cidade”, defendeu o parlamentar no texto do projeto, acrescentando que a federação também atua promovendo capacitações técnicas relacionadas à atividade.

A matéria será analisada pelas Comissões de Justiça, Cultura e Finanças da Casa. Existe pedido de tramitação em urgência assinado pelo próprio autor.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA