24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Projeto de atenção à depressão infantil tramita na Ales

Deputada chama atenção para crescimento na taxa de transtornos psiquiátricos na infância chama a atenção

Por Redação

Atenção redobrada aos cuidados mentais, especialmente com as crianças. Essa é a proposta da deputada estadual Janete Sá (PSB), apresentada na PL 33/2023.

- Continua após a publicidade -

O Programa de Conscientização sobre a Depressão Infantil e na Adolescência, como é chamado o projeto, tem como objetivo difundir o conhecimento ao público mais jovem sobre os sinais dos transtornos psiquiátricos. Entre os alertas listados no programa proposto estão: sono instável, irritabilidade repentina, alteração nos hábitos alimentares, cansaço constante, choro excessivo, medo frequente ou pânico e queda no rendimento escolar.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que, entre 2005 e 2015, o numero de crianças diagnosticadas com algum tipo de transtorno quase duplicou, passando de 4,5% a 8%. A taxa de suicídio teve um aumento de quase 10%.

O projeto da deputada ainda prevê o atendimento especializado, a oferta de informações sobre tratamento, participação familiar no acompanhamento e da escola no suporte às crianças e adolescentes. Além disso, o programa implementaria a realização de palestras sobre o tema e a implantação de mecanismos de apoio psicológico. 

“Especialistas apontam que a depressão pode ser diagnosticada a partir dos 4 anos de idade, e é mais difícil de ser diagnosticada em crianças, porque elas têm dificuldade em expressar seus sentimentos”, destacou Janete.

A proposta segue para às comissões de Justiça, Cidadania, Saúde, Finanças e Proteção à Criança e ao Adolescente e, somente após, será votada no plenário.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA