31.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Programa de Valorização da Juventude Rural vence Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes

Programa de Valorizau00e7u00e3o da Juventude Rural Na tarde da última quarta-feira (24) foi realizado, no Palácio Anchieta, a entrega do 7º Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes. O Prêmio, instituído em 2004, é concedido uma vez a cada ano a uma pessoa, a um grupo de pessoas, a uma entidade ou organização que, por suas ações ou ideias, contribuam ou tenham contribuído de forma relevante para a construção de uma nova realidade social local, nacional, continental ou mundial, marcada pelo apelo e materialização da justiça, solidariedade, fraternidade, em harmonia com a natureza.

O governador Renato Casagrande comentou a importância do prêmio. “No momento em que concluímos mais uma edição deste prêmio, que destaca iniciativas, instituições e pessoas dedicadas à defesa dos direitos humanos, registramos a importância de se reafirmar o compromisso de vigília permanente que evite o renascimento de um passado que todos nós capixabas queremos ver sepultado para sempre”, afirmou Casagrande.

- Continua após a publicidade -

O governador também salientou que a atual gestão tem discutido amplamente as metas de desenvolvimento econômico, industrial, tecnológico, científico e educacional para o Espírito Santo, e que possui, em andamento, um conjunto de ações de inclusão produtiva e erradicação da pobreza extrema, além de programas de qualificação profissional, educação, saúde e bem-estar social.

No entanto, fez questão de frisar que, acima de tudo, este é “um Governo determinado a consolidar a ética e a cidadania como princípios fundamentais da administração pública em nosso Estado, no caminho e lição que o incansável Dom Luis Gonzaga nos legou, com seu trabalho, dedicação e insuperável espírito de solidariedade”.

A cerimônia foi cercada de emoção e levou os homenageados às lágrimas em diversos momentos. Representantes do Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Marinha, Igrejas, Órgãos Federais, além de secretários de Estado e lideranças da sociedade civil organizada acompanharam de perto a alegria dos homenageados com o Prêmio em 2011, com destaque para o Programa de Valorização da Juventude Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura, que levou o troféu pelo trabalho de inclusão social da juventude rural no espaço público e privado.

“Recebemos o prêmio com muita honradez e com a clareza de que as nossas responsabilidades aumentaram ainda mais em prol da dignificação da juventude rural capixaba”, apontou a coordenadora do Programa de Valorização da Juventude Rural, Célia Kiefer.

O secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli, explicou os desafios do Programa. “Atualmente, temos no Espírito Santo 111 mil jovens rurais, sendo que quase 80% deles têm menos de oito anos de estudo. Além disso, 82% dos jovens rurais são de famílias com renda per capita de até um salário mínimo. Enfrentar as dificuldades na formação e na inclusão social destes jovens tem sido nosso trabalho constante, assim como a criação de novas oportunidades para que cada um seja o protagonista de sua história”, disse.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA