26 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Programa de passagens aéreas por R$ 200 deve ser lançado ainda em agosto

Objetivo é beneficiar inicialmente aposentados e pensionistas que não viajaram nos últimos 12 meses

Por Anderson Neto

Para viajar ainda este mês, o Governo anunciou uma novidade na abertura da 17ª edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima, no Rio de Janeiro. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, divulgou na terça-feira (22) que o Programa Voa Brasil terá início no final de agosto. A proposta do governo é permitir que todos tenham o direito de viajar a preços acessíveis.

- Continua após a publicidade -

O programa ajudaria a gerenciar as passagens ociosas das companhias aéreas, sobretudo dos voos fora da alta temporada. Segundo cálculos do Ministério, a iniciativa vai oferecer de 50 mil a 1,5 milhão de passagens por mês. A expectativa do ministro é de que o programa atinja sua capacidade máxima em um ano.

Como participar

Os beneficiários terão acesso a um aplicativo e poderão comprar até duas passagens por ano, com direito a um acompanhante em cada trecho. Ao baixarem o aplicativo do Governo Federal, os passageiros que se enquadram nos requisitos do programa farão login usando CPF.

“Se [a pessoa] não voou nos últimos 12 meses, ela vai ter direito àquelas quatro passagens. Como é muita gente, vamos começar gradualmente. O primeiro corte seria dos aposentados e pensionistas, o que já daria um bom número de pessoas. Vamos testar como vai acontecer isso”, afirmou França.

Além dos perfis que serão atendidos nesse primeiro momento, o Voa Brasil irá contemplar também estudantes e servidores públicos com renda de até R$ 6,8 mil.

Passagens

As passagens devem ser ofertadas pelas próprias companhias aéreas. Segundo o Ministério, já confirmaram participação no programa — que não terá investimento público – as empresas Gol, Latam, Azul e Voepass.

Contudo, França reforçou que o benefício será para voos que estiverem disponíveis nos “períodos de ociosidade”, como março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro.

De acordo com o ministro, o programa deverá operar em conjunto com o Ministério do Turismo, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia é que hotéis também ofereçam descontos nos períodos de baixa temporada, para receber os turistas beneficiados pelo programa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA