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terça-feira, 10 DE dezembro DE 2024

Procon-ES alerta consumidores sobre fraudes online cada vez mais sofisticadas

Imagens de empresas capixabas e até mesmo do próprio órgão estadual foram usadas por criminosos que utilizaram IA para aplicar golpes

Por Redação

Com o avanço da internet, o acesso a diversos serviços e produtos se tornou mais fácil, especialmente no que diz respeito às compras online, que tiveram um aumento expressivo durante a pandemia e continuam em alta. No entanto, essa popularização também atraiu a atenção de criminosos que, utilizando plataformas digitais e ferramentas de Inteligência Artificial (IA), têm encontrado novas maneiras de aplicar golpes, tornando suas ações cada vez mais sofisticadas e perigosas.

Um exemplo alarmante ocorreu recentemente com uma empresa capixaba durante as campanhas do Dia das Mães e dos Namorados, quando criminosos criaram ofertas fraudulentas em nome do Grupo Wine Vinhos. Utilizando IA, os golpistas simularam vozes de influenciadores e atores conhecidos, fazendo parecer que os consumidores poderiam adquirir dez garrafas de vinho pelo preço de uma, apenas respondendo a uma pesquisa online.

A estratégia enganou muitos consumidores, que além de sofrerem perdas financeiras, tiveram seus dados pessoais roubados, os quais podem ser usados em atividades ilegais.

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Procon-ES alerta consumidores sobre fraudes online cada vez mais sofisticadas
Em entrevista à ES BRASIL, a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho. Foto: Willian Girelli/ES BRASIL

Letícia Coelho Nogueira, diretora-geral do Procon-ES, destaca a importância de os consumidores estarem sempre atentos a ofertas suspeitas e verificarem a autenticidade de perfis e promoções antes de qualquer transação. “É crucial que as pessoas desconfiem de ofertas que parecem boas demais para ser verdade e confirmem se as promoções são legítimas, principalmente em datas comemorativas, quando os golpes tendem a aumentar”, aconselha.

A preocupação é tão séria que até o próprio Procon-ES foi alvo de criminosos no ano passado, quando golpistas usaram indevidamente o nome da instituição em um golpe virtual. Neste caso, e-mails eram enviados a fornecedores, afirmando que o Procon-ES havia recebido uma reclamação contra suas empresas.

Letícia Coelho Nogueira esclarece que o órgão não envia notificações por e-mail e alerta para que as pessoas entrem em contato imediatamente com o Procon-ES caso recebam comunicações suspeitas, utilizando o WhatsApp (27) 3323-6237 ou o telefone 151 para verificar a autenticidade.

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Canais para Reclamações

Os consumidores que se sentirem lesados podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória, ou na unidade localizada na Unidade Faça Fácil, em Cariacica. O atendimento na sede é de segunda a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br, enquanto na Unidade Faça Fácil o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até as 13h, com agendamento pelo site www.facafacil.es.gov.br.

Para maior comodidade, também é possível registrar reclamações de forma eletrônica através do site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237. Os consumidores devem ter em mãos documentos como RG, CPF, nota fiscal e qualquer outro comprovante relevante para a reclamação.

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Em entrevista exclusiva à ES BRASIL, Letícia Coelho Nogueira também abordou temas como a importância das compras digitais e internacionais, programas do Procon para solucionar problemas dos consumidores capixabas e as recentes atualizações no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A entrevista completa traz mais detalhes sobre essas questões essenciais para a proteção dos direitos do consumidor.

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