22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Principais habilidades para construir uma carreira sustentável

Principais habilidades para construir uma carreira sustentável
Foto: Reprodução/Freepik

Por Alessandra Zanotti

Construir uma carreira sustentável requer uma combinação de habilidades individuais, conhecimento, atitudes e esforços consistentes.

- Continua após a publicidade -

Afinal, foi-se o tempo em que ter apenas um curso superior ou um bom curso técnico era suficiente para conquistar espaço, crescer e se manter no mercado de trabalho.

Atualmente, as empresas têm valorizado habilidades comportamentais que fazem a diferença no mundo corporativo. A lista é maior e varia conforme o perfil do negócio e a profissão; mas vou me ater a habilidades ainda pouco exploradas.

Ser capaz de se comunicar de forma eficaz, tanto por escrito quanto verbalmente, é fundamental para qualquer área. Isso inclui ouvir atentamente; expressar suas ideias de maneira clara e compreender as necessidades e perspectivas dos outros.

Nesse ponto também vale ressaltar a vantagem de construir e manter o chamado “networking”, ou seja, uma boa rede de relacionamentos. Vale a pena participar de treinamentos, de eventos e até promover aquele cafezinho com colegas, ex-colegas e empresas que admira e se relaciona. Desses momentos podem surgir boas oportunidades.

Outra habilidade considerada crucial por muitos recrutadores é saber identificar problemas, analisar situações complexas e encontrar soluções eficazes. Afinal, solucionar problemas e administrar conflitos são tarefas de todos e não só das lideranças.

Aliás, muita gente ainda pensa que tomar decisão é para “o dono” do negócio ou para os líderes; e não é. A tomada de decisões é uma habilidade que vale a pena ser desenvolvida por todos os profissionais e empreendedores. Ela envolve pesquisar, avaliar alternativas e considerar as consequências de suas escolhas. Também é preciso entender que, às vezes, o erro faz parte do processo de evolução e está tudo bem.

Agora, se tem uma habilidade que é valorizada atualmente é a gestão eficaz do tempo. Ela auxilia o aumento da produtividade e o alcance de metas por meio da definição de prioridades, da criação de cronogramas e de evitar a procrastinação. Por isso, vale a pena investir em cursos e ferramentas que auxiliam na gestão de tempo.

Ainda nesse contexto em que “tudo muda o tempo todo”, duas habilidades chamam a nossa atenção e merecem cuidado de profissionais e empresas: a colaboração e a adaptabilidade.

O ambiente de trabalho está em constante evolução. A capacidade de se adaptar às mudanças, de aprender novas habilidades e de se manter flexível é valiosa!

Já o tradicional trabalho em equipe nunca foi tão crucial. Saber colaborar, resolver conflitos e contribuir de forma construtiva para projetos de grupo é um diferencial.

Para quem tem dificuldade com alguma ou muitas dessas habilidades, tenho uma boa notícia: é possível desenvolvê-las. E desenvolver habilidades é um processo contínuo e que varia conforme a carreira e o contexto específico de cada um.

Portanto, avalie suas próprias metas e necessidades profissionais para priorizar as habilidades que são mais relevantes para você. Além disso, busque oportunidades de aprendizado e crescimento ao longo da carreira para se manter competitivo no mercado de trabalho em constante evolução.

Mas nenhuma habilidade substituirá o essencial: um trabalho que faça sentido para você. Então escolha uma atividade que esteja alinhada com seus interesses e talentos pessoais.

Afinal, cuidar da carreira é cuidar de você mesma (o)!

Alessandra Zanotti é psicóloga, consultora de Gestão de Pessoas e diretora da ABRH-ES

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba