25.9 C
Vitória
domingo, 23 junho, 2024

Prevenção de Desastres no Estado do Espírito Santo: Desafios e Oportunidades

Mais de R$ 1 bilhão no combate a desastres naturais
Foto: Divulgação/Secom.

O estado enfrenta, com órgãos estruturados, o desafio de conciliar o desenvolvimento econômico com a prevenção de desastres

Por Cel. Aureo Buzatto

O estado do Espírito Santo é um lugar de grande beleza natural e diversidade cultural. No entanto, o clima, relevo e hidrografia predominantes o tornam suscetível a diversos tipos de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra, tempestades e secas, o que faz da prevenção de desastres uma questão crucial para a segurança dos seus habitantes e visitantes.

- Continua após a publicidade -

Uma das principais preocupações com a prevenção de desastres no Espírito Santo é a gestão de riscos. Para isso, é preciso conhecer bem as áreas vulneráveis e implementar medidas de prevenção, mitigação e preparação. A construção de diques, barragens, sistemas de drenagem e muros de contenção de encostas pode e tem ajudado a minimizar os danos causados por enchentes e deslizamentos.

Nesse contexto, a criação do Sistema ALERTA! ES tem sido uma medida importante para salvar vidas em caso de eminentes desastres naturais. Seu objetivo é monitorar as condições meteorológicas e hidrológicas do estado, bem como as áreas de risco de desastres naturais, para emitir alertas e orientações à população em caso de situações de perigo iminente. Essas informações são disponibilizadas por meio de um site, um aplicativo para celular e redes sociais. O sistema utiliza uma rede de estações meteorológicas e pluviométricas distribuídas pelo território estadual que permitem o acompanhamento das condições climáticas em tempo real, e conta ainda com modelos matemáticos de previsão do tempo e do comportamento dos rios, permitindo antecipar situações de risco.

O estado também enfrenta, com órgãos estruturados, o desafio de conciliar o desenvolvimento econômico com a prevenção de desastres. A exploração de recursos naturais pode trazer grandes benefícios para a economia local, mas também pode causar danos ambientais e aumentar a vulnerabilidade a desastres naturais. É importante que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.

A integração proporcionada pelo Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SIEPDEC-ES), com muitas organizações locais e instituições governamentais que trabalham em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC), contribui para a implementação de políticas de prevenção de desastres que têm conseguido bons resultados. Com este espírito colaborativo, tem sido possível construir um Estado mais resiliente e seguro para todos os seus habitantes.

Anualmente, o CEPDEC realiza um chamamento público aos municípios, com o objetivo de selecionar projetos estruturantes, em consonância com o Plano de Redução de Riscos de Desastres (PRRD) do estado, para a realização de obras de minimização de impactos de desastres naturais como enchentes e deslizamentos de terra, entre outros. A CEPDEC libera recursos financeiros para que as obras dos projetos aprovados – construção de sistemas de drenagem pluvial, contenção de encostas e obras de enrocamento, por exemplo – possam ser executadas pelos municípios.

Outro desafio é a educação da população sobre a prevenção de desastres. Muitas vezes, as pessoas não têm conhecimento suficiente sobre as medidas de segurança e acabam se expondo a riscos desnecessários. É importante que as autoridades e organizações locais promovam campanhas educativas e eventos como os simulados, que possam conscientizar a população sobre os perigos dos desastres naturais e como se prevenir. O estado possui uma população engajada, o que é um grande trunfo para implementar medidas de prevenção.

Por fim, é importante que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas preventivas em suas próprias residências e comunidades. Com a colaboração de todos, é possível minimizar os impactos dos desastres naturais e proteger a vida e o patrimônio de todos os cidadãos no estado do Espírito Santo.

Coronel Aureo Buzatto é Coronel do Corpo de Bombeiros e o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil – Estado do Espírito Santo.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba