29.9 C
Vitória
segunda-feira, 16 maio, 2022

Prevenção ao suicídio: campanha convida à ação de todos

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim fará um seminário com os profissionais de educação sobre prevenção do suicídio
10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. (Fotografia - Shutterstock)

10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Este ano, com tema  “É Preciso Agir”, campanha alerta para a necessidade de nos unirmos para mudar a triste realidade de uma pessoa morta por suicídio no mundo, a cada 40 segundos

Nesta quinta-feira, 10 de setembro, é a data oficial do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. E, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) organiza nacionalmente a Campanha Setembro Amarelo, para conscientizar sobre a importância de prevenir. Esse ano, a campanha que é realizada em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem como título: “É Preciso Agir”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Isso significa que, aproximadamente, ocorra um milhão de casos de suicídio por ano. No Brasil, os registros são de mais de 12 mil casos, mas esse número é bem maior, porque muitas ocorrências não são notificadas. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais como depressão, ansiedade e trastorno bipolar.  Quadros que podem ter se agravado de forma significativa no período da pandemia.

O que torna ainda mais fundamental o apoio de familiares e amigos. Pessoas com quem podemos desabafar nos momentos de medo, tristeza, raiva, angústia. Mas se você não se sente confortável em conversar com alguém conhecido, o Centro de Valorização da Vida (CVV), pode te ajudar. Basta ligar no 188. O CVV é uma organização que presta apoio emocional gratuito e atua na prevenção ao suicídio com garantia total de sigilo.

Serviço

Centro de Valorização da Vida – Telefone: 188

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade