Cris Samorini, presidente da Findes, participou do painel “Indústria” junto a empresárias e lideranças femininas no Women Entrepreneur Forum
Com o objetivo de impulsionar o protagonismo e o fortalecimento econômico de mulheres, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e o Fórum Nacional da Mulher Empresária, pertencente à CNI, em parceria com a WICCI (Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry), promoveram nos dias 20 e 21 de março o Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs.
A presidente da Findes, Cris Samorini, participou, nesta terça-feira (21), do painel “Indústria” junto de outros nomes de grande relevância: a presidente da Pfizer no Brasil, Marta Diez; a country manager da Philips no Brasil, Patrícia Frossard; a presidente do Conselho do Grupo Sabin, Janete Vaz; e Eliane Damasceno, da Firjan Sesi.
“A indústria tem tido um olhar muito atento ao tema, e vem implementando políticas dentro da Agenda ESG que estimulem a equidade de gênero. No Espírito Santo, por exemplo, temos diversos programas em curso que estimulam a inserção de mulheres no mercado de trabalho e em espaços de liderança. Ou seja, nós temos uma janela enorme de oportunidades. Quanto mais tivermos eventos com qualidade dos temas como o WeForum, veremos como a mulher faz diferença em qualquer lugar”, ressaltou Samorini.
Durante a sua fala no evento, a presidente da Findes lembrou que a participação feminina na indústria ainda é desigual, com elas representando apenas 25% da força de trabalho. Samorini citou ainda ser fundamental avançar na inclusão das mulheres no setor industrial dentro de cargos de liderança.
“Temos ainda um caminho a percorrer, mas a notícia boa é que, nos últimos anos, estamos ampliando essa participação. Dados da CNI mostram que, entre 2008 e 2021, houve um aumento de mulheres em cargos de gestão na indústria, passando de 24% para 31,8%”, comentou.
Para a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, a união do CMEC com o WeForum tem como missão promover a interação, a conexão e a colaboração entre as mulheres de todo o mundo, para fortalecer a mentalidade empreendedora da mulher e possibilitar novas oportunidades de negócios.
“O fórum internacional também é uma grande oportunidade de geração e ampliação de negócios e investimentos. Tivemos a chance de ouvir e debater, com as grandes líderes de mercado, temas como inovação e tecnologia, indústria, entre outros”, complementou a diretora-executiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação e coordenadora do CMEC, Mônica Monteiro.
Entre os temas abordados nos painéis estiveram: Inovação e Tecnologia, Indústria, Finanças, Comunicação e Imagem, Energia e Consumo.
Sobre o encontro
O 2º Women Entrepreneur Forum (WeForum) visa promover interação, conexão e colaboração entre mulheres de todo o mundo, fomentando ações que impulsionem o protagonismo e o empoderamento econômico feminino.
Representantes de países como África do Sul, Bélgica, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, México, Rússia e Suécia marcaram presença no evento no formato presencial e online. A primeira edição do fórum internacional ocorreu em março do último ano, na cidade de São Paulo, e contou com cerca de 600 participantes.
O evento, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, teve o patrocínio da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Netherlands, Schneider Electric e Firjan – SESI, com apoio de Brazilcham Sweden, Hera, Lady Diamond, Mulheres de Negócios.PT, Mulheres Positivas e OBME.
Com informações de Findes