25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Prêmio de inovação quer estimular a modernização da construção civil

O prêmio de inovação reconhecerá projetos de professores, empreendedores estudantes e profissionais do setor

Por Amanda Amaral

Um prêmio de inovação pretende estimular a modernização do setor da construção civil promovendo ações de todo o Brasil com soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e à sustentabilidade dos empreendimentos. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (28).

- Continua após a publicidade -

A edição de 2022 do Prêmio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de Inovação e Sustentabilidade (Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade) tem como tema “Inovação + Sustentabilidade: A Construção Que Transforma”.

As inscrições podem ser feitas no site da premiação. O prêmio conta com cinco categorias. São elas: Materiais e Componentes; Sistemas Construtivos; Gestão da Produção e P&D; Pesquisa Acadêmica; e Startups. Os vencedores serão anunciados no dia 7 de dezembro.

Quem pode participar?

Podem participar profissionais atuantes em empresas públicas, mistas ou privadas, startups, órgãos públicos, pesquisadores, professores, profissionais autônomos e estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o país e de empresas e instituições estrangeiras que desenvolvam trabalhos cujos resultados contribuam para a inovação do setor.

Inovação

O presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, considera que a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade da indústria da construção estão relacionados à inovação.

prêmio de inovação
Equipe do Projeto Ecoágua atuando em campo. Foto: Site do Prêmio IBIC

“A construção civil é uma das indústrias, a despeito dos avanços que têm ocorrido nos últimos anos, em que a produtividade ainda não é uma marca. Mas é preciso investir nisso. Por isso estamos fazendo questão de incentivar que os candidatos ponham um foco nessa questão de inovações, que levem a maior produtividade do setor”, destacou.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, as melhorias ambientais também são resultado da inovação no setor. “A sustentabilidade é irmã siamesa da inovação tecnológica e o prêmio é fundamental para puxar a mudança do setor para a sustentabilidade”, afirmou.

Anos anteriores

Entre os projetos que já foram premiados na categoria Gestão de Produção está o Projeto Ecoágua. O objetivo era desenvolver um equipamento para tratamento de efluentes líquidos em obras de edificações possibilitando reuso no canteiro.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA