27.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 junho, 2024

Sustentabilidade Brasil antecipa debates da COP-30 e anuncia 1ª palestrante

Patrícia Ellen é a primeira confirmada no evento, que será realizado entre os dias 24 e 28 de junho, no Pavilhão de Carapina. Entrada é grautita

Criadora do maior ecossistema para descarbonizar a economia no país, Patrícia Ellen é a primeira palestrante confirmada no “Sustentabilidade Brasil”. O evento será realizado entre os dias 24 e 28 de junho, no Pavilhão de Carapina, e promete antecipar debates para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), marcada para o ano que vem, em Belém (PA). Os ingressos para o Sustentabilidade Brasil estão disponíveis no site Sympla.

Realizado pelo Governo do Espírito Santo, o encontro ainda mais de 100 especialistas de todo o Brasil ao longo dos cinco dias. Cofundadora da Aya Earth Partners, Patrícia participará do eixo temático 2, que falará sobre “Finanças, comércio, igualdade de gênero e responsabilização”.

- Continua após a publicidade -

O hub de economia verde cofundado por ela atua em cinco frentes: alimentos e uso do solo, finanças sustentáveis, economia circular e materiais, energia limpa e renovável e regeneração de florestas e bioeconomia. A ideia que o grupo propõe é utilizar os ativos verdes do Brasil para promover uma mudança estrutural da economia nacional. Entre esses ativos, destacam-se matrizes de energia limpa, uma imensa floresta de pé e bioenergia. 

Sustentabilidade Brasil

Até o ano passado, o evento era chamado de “Sustentabilidade Capixaba”. O sucesso do encontro no ES e sua projeção nacional exigiram a mudança de local do evento da Praça do Papa para ao Pavilhão de Carapina, uma área de 120 mil m². São esperadas 30 mil pessoas na edição deste ano, o dobro de participantes da edição 2023. 

Os eixos temáticos da COP em debate no encontro serão: “Saúde, alívio, recuperação e paz”; “Finanças, comércio, igualdade de gênero e responsabilização”; “Energia, indústria, transição justa e povos indígenas”; “Ação multinível, urbanização, ambiente construído e transportes”; “Natureza, uso do solo e oceanos”; “Alimentos, agricultura e água”; “Juventude, crianças, educação e competências”.

Além de mais de 100 palestrantes, a programação técnica do Sustentabilidade Brasil terá demonstração de tecnologias sustentáveis e realização de trilhas de educação ambiental e oficinas diversas. A área expositiva Vitrine Sustentabilidade também cresceu, com mais espaço para empresas, instituições governamentais e não governamentais, pequenos negócios e startups mostrarem seus produtos, serviços, programas e projetos por um futuro mais justo socialmente, viável economicamente e ambientalmente correto.

“O Espírito Santo tem grandes projetos ambientais que são referência em todo o mundo, como o Reflorestar, e o nosso Plano de Descarbonização tem sido utilizado como modelo para os demais estados, principalmente agora que estamos na Presidência do Consórcio Brasil Verde, incentivando os demais signatários a terem seus planos estaduais. Ano passado fizemos o Sustentabilidade Capixaba que foi um evento de referência no Brasil e que agora ganhou proporção e vai servir como um grande evento Pré-COP 30, que será no Brasil”, destaca o governador.

Os espaços do evento serão acessíveis e poderão ser utilizados em sua totalidade por pessoas de diferentes idades, inclusive aquelas com mobilidade reduzida e deficiências visuais e auditivas. 

O Espírito Santo vem liderando importantes debates sobre o clima, com o governador do estado, Renato Casagrande, ocupando a Presidência do Consórcio Brasil Verde, realizadora do Sustentabilidade Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA