26.6 C
Vitória
segunda-feira, 13 julho, 2020

Posicionamento do líder reflete a produtividade do grupo

Leia Também

Resultado do Sisu sairá amanhã, diz MEC

Mais de 800 mil candidatos disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais! Em todo país, mais de 814 mil estudantes estão na expectativa pelo resultado da...

Com resultado apertado, presidente populista é reeleito na Polônia

Do lado adversário, o prefeito Rafal Trzaskowski, da Plataforma Cívica, que governou o país de 2007 a 2015, tentou oferecer uma alternativa progressista nas...

Racismo e violência contra criança e adolescente são desafios do país

Dia do ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente foi publicado há exatos 30 anos. Confira! Publicado há 30 anos, o Estatuto da Criança e...

Brasil registra 631 mortes por covid-19 em 24 horas

Desde o início da pandemia, país registrou 72,1 mil mortes pela doença. Saiba mais! O Brasil registrou 631 óbitos pelo novo coronavírus em  24 horas, entre o...

Independente da metodologia adotada, o objetivo é melhorar os resultados da produtividade para todos

Produtividade é um dos temas mais discutidos nos comitês de melhoria contínua das empresas e motivo de comparação entre países na esfera global. Há um ranking da produtividade elaborado da Fundação Dom Cabral em parceria com o Fórum Econômico Mundial. E nesse ranking, o Brasil hoje está na 71ª posição, mas já ocupou o 48º lugar em 2012.

Entre os vilões, o estudo destaca dois. O ambiente econômico, a falta de desenvolvimento do mercado financeiro – entendemos como custo alto de captação de recursos – e, principalmente, capacidade de inovação.

Sabemos que produtividade e rentabilidade estão diretamente relacionados e são fatores de sucesso para que as corporações se mantenham no mercado e cresçam.

É comum os executivos de uma empresa investirem ¾ de seu dia em reuniões, algumas delas ocupando um período todo do dia. Eu mesma, como prestadora de serviço para o Governo e para empresas privadas, presenciei e vivi rotinas de reuniões alongadas em demasia sem nenhuma necessidade.

O que mais me intrigava era que a insatisfação com as reuniões era ponto de concordância entre os participantes. Mesmo assim continuavam sendo letárgicas, sem objetivo, sem pauta e sem clareza dos próximos passos. Já viu esse filme?

O que os estudos não dizem é que o sucesso ou fracasso na produtividade está intimamente ligado a atitude, em se posicionar a respeito do tema e agir em congruência com ele. Assim, pessoas com comportamento focado na produtividade irão criar soluções que se traduzirão em menor tempo, menor custo, melhor serviço, maior benefício e muitos outros resultados positivos.

A frase “comportamento muda faturamento” do presidente da MasterMind Brasil, Jamil Albuquerque, é pertinente e revela que com alguns passos é possível implementar ações para resultados na sua rotina pessoal e empresarial. O primeiro ponto é a liderança na condução.

O posicionamento do líder obrigatoriamente deve refletir a produtividade, ou seja, ele deve ser o primeiro a mudar seu comportamento e adotar a nova cultura.

Uma ferramenta de cada vez, simples, fácil e apropriada. Independente se é uma ata de reunião, uma lista de tarefas pactuadas com a equipe ou modelos de gestão do tempo, usando a técnica pomodoro ou ainda uma metodologia lean.

E não se esqueça de mensurar resultados. Pode ser uma atividade diária ou semanal. É isso que vai indicar a melhoria nos processos e, claro, na produtividade.


Juliana Prado Costa é diretora do Grupo Serrana, engenheira e há 8 anos dedica-se a estudar o legado de Napoleon Hill

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade