20.5 C
Vitória
segunda-feira, 17 maio, 2021

Navio é desencalhado em Canal, mas Porto de Vitória pode sofrer atrasos

A previsão é que a movimentação no Canal se normalize em três dias

O cargueiro Ever Given, que bloqueava há seis dias o Canal de Suez, foi retirado do local na manhã desta segunda-feira (29). No entanto, a movimentação no Porto de Vitória pode sentir os efeitos da paralisação em uma das principais rotas do comércio exterior do mundo.

Embora tenha sido liberado, a previsão é de que a movimentação se normalize em até três dias, já que existe uma grande quantidade de navios que aguardam para voltar a navegar no local.

Com isso, mesmo não tendo números precisos, o bloqueio no Canal de Suez deve refletir nas movimentações financeiras do Porto de Vitória.

É o que acredita o presidente do Sindicato do Comércio de exportação e importação do estado do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar Acosta.

Segundo ele, Apesar de ser um canal de ligação importantíssimo para o transporte global de mercadorias, avaliamos que ainda não existe uma consequência imediata.

“A suspensão momentânea da navegação pelo Canal de Suez certamente terá impacto no transit time de algumas mercadorias destinadas ao Porto de Vitória, pois recebemos muitos produtos da Ásia e da Europa”, afirmou.

Segundo ele, ainda é cedo para mensurar as consequências operacionais e financeiras, “que dependerão, principalmente, do tempo necessário até o reestabelecimento das operações regulares do canal”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade