25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

PMES: mais de 68 mil abordagens na zona rural

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) também prendeu em fragrante 38 pessoas e conduziu 257 ao Departamento de Polícia Judicial (DPJ)

Por Wesley Ribeiro 

Na Operação Colheita 2021, deflagrada pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), foram gerados mais de quatro mil boletins de ocorrência, realizadas mais de 20 mil visitas tranquilizadoras e quase 68 mil abordagens a pessoas, automóveis e motocicletas. A ação policial teve início em 28 de maio e foi encerrada em 30 de novembro, e for realizada na zona rural do estado.

- Continua após a publicidade -

Com a operação, a Polícia Militar também prendeu em fragrante 38 pessoas e conduziu 257 ao Departamento de Polícia Judicial (DPJ). Com as abordagens e prisões, os policiais apreenderam 5.291 unidades de entorpecentes.

Os resultados foram apresentados pelo Governo do Estado na quarta-feira, 14 de dezembro. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, a Polícia Militar esteve presente na zona rural dos principais municípios produtores do estado, com objetivo de promover a paz social e a ampliação da percepção de segurança nessas localidades.

esbrasil_governo_apresenta_resultados_operacao_colheita
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, apresenta os resultados da Operação Colheita 2021. Foto: Divulgação/Ascom

Isso se deve pelo sensível aumento da migração de pessoas, pela circulação de mercadorias e de dinheiro nas regiões produtoras, especialmente Norte, Noroeste, Sul e Sudoeste, em decorrência da temporada de colheita de café, cana-de-açúcar e outros cultivos.

Durante esse período, a PMES reforçou o patrulhamento ostensivo nas vias rurais; propiciou maior interação com a comunidade rural local; intensificou as abordagens a veículos e pessoas e promoveu ações e operações integradas com as demais agências de segurança pública e defesa social da União e dos municípios.

 

A operação atendeu à demanda das cooperativas, associações e produtores rurais de uma maneira geral pelas particularidades da época e pela movimentação da economia e reuniram esforços para levar segurança pública para 43 municípios.

Os números

  • 4.100 boletins de ocorrência
  • 20.137 visitas tranquilizadoras
  • 67.970 abordagens a pessoas
  • 38 pessoas presas em flagrante
  • 257 pessoas conduzidas ao DPJ
  • 5.291 unidades de entorpecentes

O secretário de Agricultura, Paulo Foletto, salientou que com a valorização no preço do café e da pimenta-do-reino houve uma maior circulação de dinheiro nessas localidades, o que exigiu um reforço na segurança. “Juntos buscamos formas de levar a presença tranquilizadora da PMEs para a comunidade”, pontuou. Já o coronel Douglas Caus lembrou que essa é uma operação que veio para ficar.

“Atuamos em dois eixos: com as visitas tranquilizadoras e com abordagens nas principais vias públicas rurais. Para o próximo ano, vamos aumentar o volume de policiais, visitas, abordagens e municípios contemplados, conforme planejamento”, disse

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA