Pesquisa da Next Editorial revela marcas mais lembradas pelos capixabas das classes A e B

“A pesquisa Top Marcas é uma das contribuições da Revista ES Brasil para o mercado capixaba. Quanto mais competitiva se torna a atividade empresarial, mais importante é obter e trabalhar com informações que possam orientar a tomada de decisão”, explica Anselmo Hudson, diretor da Merccato, empresa especializada em pesquisas e assessoria empresarial nas áreas de gestão, estratégia, marketing e inovação. A pedido da Next Editorial, a organização realizou o estudo que a ES Brasil publicará com exclusividade em sua edição de maio: a pesquisa Top Marcas. Apesar de ser o segundo ano de realização, o levantamento já se consolidou entre o empresariado capixaba, em razão de sua credibilidade junto ao mercado.

A Top Marcas é uma pesquisa de lembrança de marca realizada unicamente junto aos consumidores das classes econômicas A e B. O objetivo do trabalho é identificar o que vem à cabeça do consumidor quando se trata, por exemplo, de comida, bebida, vestuário e carros. Este ano, há novidades que enriqueceram ainda mais o estudo, que abrange desde o segmento de educação, como cursos de MBA, até a parte de turismo, cada vez mais em alta no Estado.

“O Espírito Santo ganhou novo rumo.  O mercado consumidor local passou a ser cobiçado por empresas de todo o Brasil.  Os empresários que trabalham no Estado necessitam cada vez mais de indicadores de mercado que orientem a condução de seus negócios.  É neste contexto que a pesquisa Top Marcas tem sido entendida e valorizada, no sentido de qualificação do mercado com informações seguras. Ela é a única no Espírito Santo que mostra as principais marcas que estão na cabeça do consumidor das classes A e B”, explica Magno Araújo, gerente de contas da Next Editorial.

No levantamento, foram aplicados 500 questionários, elaborados de acordo com critérios técnicos rigorosos, de forma a garantir a representatividade da amostra – como, por exemplo, a área geográfica (pessoas que moram na região norte de Vitória, na litorânea de Vila Velha, na Serra sede e Avenida Central de Laranjeiras) e o perfil do público-alvo (consumidores acima de 16 anos, homens e mulheres, com renda familiar igual ou superior a 10 salários mínimos) e determinar uma margem de erro de 3 pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.

As entrevistas foram realizadas face a face, no período compreendido entre os dias 22 e 26 de março de 2010. Nos questionários, padronizados, foram listados mais de 60 segmentos empresariais e ouvidos os consumidores A/B que moram ou trabalham na Grande Vitória. A pergunta chave feita a cada um foi qual a marca mais lembrada em cada categoria.

“Mesmo que o fato de ser a primeira empresa lembrada pelo consumidor não signifique possuir a maior participação no mercado, é inegável que vir primeiro em sua mente é um diferencial competitivo que não tem preço”, ressalta o diretor da Mercatto. De acordo com Hudson, ser lembrado é sinônimo de que a organização possui qualidade e compreende a necessidade de satisfazer o cliente. Além disso, prova que a marca investe em comunicação e sabe escolher os veículos certos para anunciar, atingindo diretamente o seu público alvo.

Magno Araújo da Next Editorial, acrescenta que a pesquisa sinaliza a lembrança do consumidor sobre determinada marca mas, sobretudo, o desejo de possuí-la, o que comprova que tais empresas realizam de forma eficaz suas ações de marketing para o segmento A/B. “A Top Marcas, além de premiar as instituições que trabalham o marketing de forma correta, direcionada, oferece dicas às empresas de como se deve investir nessa área”, finaliza Magno.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome