Saiba como se livrar das dívidas com dinheiro do FGTS!

Foto: Reprodução

O Procon da Serra auxiliará o consumidor a utilizar o dinheiro do FGTS, que será liberado a partir desta sexta-feira (13), para quitar as dívidas

A partir desta sexta-feira (13), cerca de 1,9 milhão de capixabas realizarão o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). E quem tem débitos pendentes deve ter como prioridade quitar os valores atrasados.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, essa é uma oportunidade de os consumidores negociarem as dívidas. Para isso, o órgão dará orientações de como fechar acordos com bancos e lojas.

“Muitos pessoas possuem dívidas de até R$ 500, valor igual ao disponibilizado pelo governo para saque. Além disso, estará disponível para os correntistas do FGTS realizar saques de mais de uma conta, ou seja, o valor que eles terão em mãos pode ser suficiente para livrá-los de uma dívida antiga e até mesmo livrá-los de mais de uma dívida, tudo dependendo da negociação com os credores”, disse a diretora.

E se o consumidor tiver mais de uma dívida? O que ele deve fazer? A orientação de Nívia é quitar, preferencialmente, aquela com maior taxa de juros, por exemplo, cartão de crédito e cheque especial, e não pagar o maior valor que puder. “Se der entrada e parcelar o restante, tem de fazer parcelas que caibam no orçamento e realizar o planejamento financeiro para conseguir pagar todas elas”, afirmou ela.

FGTS

A liberação dos valores para saques do FGTS começarão nesta sexta-feira (13) e poderão ser feitos até 31 de março de 2020. Será disponibilizado o valor de até R$ 500 para as contas ativas (dos contratos de trabalho atuais).

O valor será depositado automaticamente para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa. Quem nasceu em maio, junho, julho e agosto, receberá a partir do dia 27 de setembro de 2019. Já os trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, receberão partir do dia 09 de outubro de 2019.

Além disso, o crédito automático só será realizado para quem abriu conta poupança até o dia 24 de julho de 2019. O beneficiário também poderá cancelar o recebimento.

Dicas para pagamento de dívidas:

– Procure a empresa ou banco, algumas têm um setor específico para renegociação de dívidas.

– Peça descontos de juros e multas. Se quitar toda a dívida de uma só vez ou grande parte dela, há mais chances de conseguir descontos maiores.

– Honre todas as parcelas da renegociação. Se o consumidor voltar a ficar inadimplente, perderá tudo aquilo que tiver conseguido na negociação.

– Se preferir, procure o Procon, que vai entrar em contato com a empresa e orientar e renegociação. Para informações os números são 3252-7243/7242. Mas o atendimento é somente presencial.

Leia também
Conteúdo Publicitário