22.1 C
Vitória
segunda-feira, 9 DE setembro DE 2024

Os drones no réveillon

Estaria passando o show de fogos de artificio para a condição de coadjuvante nos céus do país em noite de contagem regressiva no início de um novo ano?

Por Manoel Goes

Sem a tradicional queima de fogos de artifício à beira-mar, Florianópolis (SC) inovou realizando um show com 300 drones em voos coordenados, que iluminaram o céu da cidade, com uma mensagem de Feliz Ano Novo, e um desenho da icônica Ponte Hercílio Luz.

- Continua após a publicidade -

Canhões de laser projetados em escunas, jatos d’água e projeções de imagens em cortinas d’água completaram o espetáculo que se concentrou exclusivamente no entorno do Trapiche da Beira-mar Norte. Os pets e a natureza agradecem esse espetáculo sem o barulho dos fogos.

Além da tradicional queima de fogos de artificio nesse réveillon, tivemos a presença da tecnologia das imagens dos drones, com 400, 500 e em alguns lugares mais de 1 mil desses equipamentos. Estaria passando o show de fogos de artificio para a condição de coadjuvante nos céus do país em noite de contagem regressiva no início de um novo ano?

Acredito nessa tendência, haja vista o considerado maior show de drones da América Latina que marcou a virada do ano em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, mil drones fizeram a apresentação no céu da Praia Central. Ao saírem do chão, os equipamentos foram em direção ao mar para fazer os desenhos saudando o ano que chegava.

Uma novidade que o governo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, ofertou ao Balneário Camboriú. Isso incluiu toda a estrutura técnica para a realização. Os drones pertencem ao governo do país, e estiveram na cidade catarinense somente para essa apresentação.

Tivemos aqui em terras capixabas uma pequena amostra da participação da tecnologia dos drones em um verdadeiro espetáculo que tomou conta do céu de Cariacica, município da região metropolita, ocorrido no último dia 27 de dezembro na inauguração da belíssima nova orla da cidade.

Foram mais de 200 drones iluminados que sobrevoaram a orla formando imagens que encantaram por mais de 9 minutos uma surpreendente multidão de espectadores. O show de luzes com drones foi o mesmo realizado durante a inauguração da obra de ampliação da Terceira Ponte e a inauguração da Ciclovia da Vida, em agosto deste ano.

As primeiras comemorações de ano novo que se têm registro datam de 4 mil anos atrás. Aconteciam na Mesopotâmia e eram a celebração do fim do inverno e início da primavera, o que acontecia entre os dias 22 e 23 de março do nosso calendário atual. Essa celebração simbolizava o início de uma nova safra de plantação e era o momento em que as pessoas pediam por alimentos e fartura para o ano.

O Réveillon de 2024 da cidade do Rio de Janeiro contou também com uma atração extra: além dos tradicionais fogos de artifício, a Praia de Copacabana recebeu show com 400 drones. A tecnologia foi usada para homenagear os 40 anos que o Rock In Rio no próximo ano. Os equipamentos se organizaram no céu formando guitarras e outras imagens que remetem ao festival.

O espetáculo durou cerca de oito minutos, antes da virada e da tradicional queima de fogos. Consta da história que a palavra réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa “acordar” ou “reanimar” (em sentido figurado). Assim, o réveillon é o despertar do novo ano. Seja muito bem-vindo 2024.

Manoel Goes é produtor cultural, escritor e diretor no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES).

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba