Caso a dor seja contínua e não alivie com as indicações caseiras, é fundamental buscar o acompanhamento de um profissional
A dor nas costas é a principal queixa das mamães durante a gestação. Esse é um sintoma super comum, afinal a coluna passa a sustentar, repentinamente, um peso muito maior do que o de costume – o peso de um bebê em pleno crescimento!
Além disso, este é um momento em que o organismo feminino passa por diversas mudanças hormonais, que podem ocasionar o enfraquecimento dos músculos e das articulações. Por conta do “peso a mais”, joelhos, quadril e coluna trabalham de uma forma diferente (com mais esforço), muitas vezes se curvando, para se adaptar, e fazendo com que as “juntas” e cartilagens trabalhem de forma excessiva e se desgastem.
De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), algumas dicas simples e práticas podem prevenir e amenizar o desconforto. “Fazer atividade física com orientação, optar por uma alimentação saudável, com o intuito de manter o peso adequado, é essencial para evitar o incômodo na lombar. É fundamental ter atenção à postura. O sedentarismo e o descuido com a postura, aliados ao peso extra, podem causar graves problemas à coluna”, explica.
O médico elenca algumas dicas para amenizar a dor na coluna. Confira:
- Mantenha-se ativa e faça exercícios físicos com orientação;
- Cuide da alimentação: se puder com o acompanhamento de um profissional da nutrição;
- Use compressas de água quente: altas temperaturas relaxam a musculatura. Para isto, basta repousar a compressa no local da dor. Substituir banhos frios por mornos também é uma opção bacana para espantar o incômodo;
- Faça massagens com um óleo próprio para esse fim, massageie cuidadosamente a região afetada pela dor. Essa ação vai aliviar a tensão muscular;
- Evite carregar peso, pois a sua coluna já está sobrecarregada.
- Use sapatos confortáveis: escolha calçados baixos e/ou ortopédicos que não pressionem as costas ou tragam peso ao calcanhar.
Caso a dor seja contínua e não alivie com as indicações caseiras, é fundamental buscar o acompanhamento de um profissional. O médico vai realizar exames para averiguar as condições da sua coluna e indicar tratamentos adequados.
Sobre
O Dr. Lourimar Tolêdo é ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna e atua no Ráquis Instituto da Coluna. Ele realiza cirurgias complexas e de grande porte para o tratamento de deformidades, fraturas e tumores vertebrais, além de intervenções minimamente invasivas, indicadas para alterações que causam dor e incapacidade física.
Dedicado também à educação médica, coordena a residência médica e, há mais de 10 anos, é responsável pelo serviço de cirurgia de coluna do Hospital Meridional Serra. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Society of Lateral Access Surgery (Solas), Society for Minimally Invasive Spine Surgery (SMISS) e North American Spine Society (NASS).