- Continua após a publicidade -

Vice-PGR volta a cargo e retoma inquéritos contra Bolsonaro

Lindôra Araújo reassume o posto próximo ao final do mandato do procurador-geral da República Augusto Aras

Lindôra Araújo reassume nesta sexta-feira, 15, o cargo de vice-procuradora-geral da República após passar três semanas afastada para um tratamento de saúde. A mudança foi oficializada no Diário Oficial da União.

Como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, ela estava de férias nos Estados Unidos quando precisou passar por uma cirurgia de emergência em decorrência de uma obstrução intestinal. A vice-procuradora voltará a atuar nos casos criminais em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

O acervo pendente inclui inquéritos sensíveis ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, como as investigações das fraudes nos cartões de vacina da covid-19 e do desvio de presentes diplomáticos e o inquérito das milícias digitais. Com o retorno de Lindôra, o subprocurador-geral Luiz Augusto Santos Lima, que havia sido designado para um mandato “tampão” como número dois da PGR, foi dispensado.

- Continua após a publicidade -

Lindôra reassume na reta final do mandato do procurador-geral da República Augusto Aras, que termina em 26 de setembro.Considerada uma das principais vozes bolsonaristas no Ministério Público Federal, ela não deve permanecer no cargo após a saída do PGR.

Cabe presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicar o sucessor de Aras, que por sua vez tem autonomia para escolher o vice-procurador.

Durante sua gestão, Lindôra atuou em casos sensíveis e sistematicamente fez pareceres que isentaram Bolsonaro e seu governo de responsabilidades por atos ou medidas polêmicas, como nos indiciamentos da CPI da Covid, na investigação sobre fake news da vacina, no inquérito sobre o vazamento de informações de um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na apuração sobre tentativas de interferência na Polícia Federal. Com informações de Agência Estado

Leia Mais

TJES e ArcelorMittal firmam parceria social
Padilha diz que Lula não vai “correr” para...
Cirurgia de Bolsonaro termina, e ex-presidente permanece em...
Palmeiras repudia injúria racista a Carlos Miguel
Senado aprova ministra do TST e outras autoridades
PGR pede análise do estado de saúde de...
Dallagnol protocola notícia-crime contra Moraes no STF
Diploma Geovani: veja honraria criada após morte do...
TCE-ES aponta melhora nas contas dos municípios
Em último discurso, Aras se diz alvo de...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -