31.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 fevereiro, 2021

Onde está sua felicidade?

“A sua felicidade não é obrigação do serviço público, e sim, de você”, diz o juiz William Douglas

Você é feliz? Onde está sua felicidade? É feliz no seu trabalho? Se sua resposta é não, o juiz federal William Douglas disse que é possível sim, ser feliz em todas as áreas da vida e até no serviço. “A sua felicidade não é obrigação do serviço público, e sim, de você”, diz.

Conhecido no poder judiciário brasileiro, autor de mais de 30 livros, entre eles o clássico “Como passar em provas e concursos”, além de professor, escritor e conferencista. O juiz William Douglas, titular da 4ª Vara Federal de Niterói, no Rio de Janeiro, que também é evangélico esteve em Vitória (ES) falando para magistrados e servidores públicos federais.

“Serviço público e felicidade” foi o tema da palestra ministrada pelo magistrado. Há cerca de dois anos, ele tem viajado por comarcas e empresas em todo o Brasil falando sobre o assunto. “Esse tema é fora da curva, mas se faz necessário. Eu quero ver você feliz no serviço público porque eu te amo, você é minha responsabilidade, eu acredito em Deus e Ele me recompensa por isso”, frisou.

Magistrados e Servidores públicos federais que participaram da palestra. Foto: Renato Cabrini

Confira aqui a galeria de fotos do evento

Para ele, a premissa de conquistar êxito na vida é estar no centro da vontade de Deus. Mas é a felicidade é uma decisão pessoal.

“Se você for feliz vai ser bom pra você, sua saúde vai bem e tudo a sua volta também, até mesmo suas atitudes no serviço como generosidade e boa convivência”, explicou. Na entrevista abaixo, o magistrado fala melhor sobre “Felicidade”. Confira!

Qual a receita da felicidade?

Não existe uma receita pronta . Existem coisas que você pode fazer até porque a felicidade é algo muito pessoal e subjetivo. Então o que é felicidade para um pode não ser para o outro. Esse é um assunto que merece tempo e atenção. O que eu recomendo é que a pessoa pare, sente e fale assim: o que é felicidade para mim? Se ela fizer isso ela já começou a seguir o caminho e que mais cedo ou mais tarde vai conseguir aumentar o grau dela de felicidade.

Como alcançar o sucesso?

Recomendo o meu livro que escrevi em parceria com Rubens Teixeira, “As 25 leis bíblicas de sucesso”, que são aplicáveis a felicidade. Mas eu costumo separar em várias áreas. São elas: sucesso profissional, financeiro, familiar, pessoal, social, espiritual e pessoal. Em cada uma dessas áreas é preciso dizer qual o próximo passo eu posso caminhar. Seria um passo bem pequeno, que eu chamo de bebê. Mas o importante é dar um passo pequeno de cada vez que uma hora o bebe chega ao final do caminho.

Como exercer a felicidade no serviço, independente de ser empresa público ou privada, para que o outro também seja feliz?

Eu sempre dou a dica da regra de ouro: ‘trate o outro da mesma forma que você gostaria de ser tratado por ele’. Isso é uma forma bem interessante de você produzir felicidade no outro. Só que todos os estudos mostram que quando você produz felicidade no outro você É um vírus bom. Tanto felicidade, como alegria, quanto tristeza, entusiasmo e desanimo. Tudo isso é viral. Então quando você entra no ambiente você precisa infectar o ambiente de cosias boas. E se o ambiente for ruim, se não conseguir infectar, pelo menos você não sai infectado com coisas ruins, por isso é tão importante ter convivência com pessoas felizes.

Foto: Renato Cabrini / Next Editorial

O que pode atrapalhar a felicidade?

Sãs as chamadas armadilhas mentais. É a questão da comparação com terceiros, olhando a vida aparente do outro e comparando com a sua vida real, esquecendo que o outro tem uma vida real também que pode não ser tão boa quanto as aparências.

Essa questão de normalizar que o ser humano tente a tudo o que ele já tem de bom e ele parar de valorizar. O sujeito está desempregado ele quer o emprego, mas quando já tem o emprego ele só vê a coisa ruim do emprego e esquece de quando estava desempregado e o emprego era algo que ele queria muito.

A questão do excesso de expectativa que geralmente gera desilusão. A capacidade de perceber a realidade e ter uma visão mais positiva da realidade. A forma de você reagir a realidade. Ou seja, você não tem controle sobre tudo o que acontece com você, mas você tem controle sobre o que você faz com o que acontece com você. São coisas que precisamos parar para pensar.

Como podemos vencer as frustações diante dos obstáculos da vida?

O primeiro passo em relação a frustação é saber que ela faz parte da vida. A pessoa não tem que achar que não terá frustação. Mas é uma forma de resignificá-la. Ela acontece primeiro porque você está com expectativa exagerada e precisa mudar ou é porque você precisa melhorar em algum ponto.

E a felicidade no padrão de Deus?

Isso é muito claro para mim. Nós, cristãos, acreditamos na Bíblia como regra de fé e de conduta. Felicidade é estar no centro da vontade de Deus e estar cumprindo as missões que Ele der e saber que um dia estaremos no céu e reencontraremos com outras pessoas que estão lá. Além disso, ter intimidade com Deus é importante para a felicidade.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Claudia Laet: Os pais podem estimular o desenvolvimento das crianças

Pedagoga especialista em transtornos infantis dá dicas simples do que os pais podem fazer na rotina de casa que contribuem para o desenvolvimento e aprendizado das crianças

José Carlos Rizk Filho

A pandemia de Covid-19 mudou a vida das pessoas, inclusive a rotina de trabalho de diversos setores. Para acompanhar todas essas mudanças e as necessidades advindas das transformações sociais, o direito também precisou se adaptar

Retrospectiva 2020: ES Brasil entrevista Renato Casagrande

Governador do Espírito Santo faz avaliação de 2020 e fala sobre expectativas para o próximo ano

Paulo Mendes Peçanha: A covid-19 continua, o caminho é a prevenção

A ES Brasil entrevistou o especialista Marcelo Vitorino, professor e consultor de marketing político com mais de 20 anos de experiência em campanhas eleitorais de todos

Marcelo Vitorino – Eleições: O que fazer e o que não fazer

A ES Brasil entrevistou o especialista Marcelo Vitorino, professor e consultor de marketing político com mais de 20 anos de experiência em campanhas eleitorais de todos

Direito dos empregados em caso de falência da empresa

Já se passaram 5 meses desde o início do decreto de isolamento social no Espírito Santo decorrente da pandemia provocada pelo COVID-19. Nesse período...

ES Brasil Digital

ESBrasil-185
Continua após publicidade

Fique por dentro

Fed ainda vê folga no mercado de trabalho dos EUA e longo caminho de recuperação

Serão necessários investimentos dos setores privado e público para melhorar os fatores de produção no país EUA Por Ricardo Leopoldo (AE) O presidente do Federal Reserve...

Confiança da construção cai 0,5 ponto em fevereiro, revela FGV

O índice havia recuado 1,4 ponto. Considerando as médias móveis trimestrais, houve recuo de 0,6 ponto em fevereiro.

Brumadinho/Vale: Marco Aurélio nega pedido de partidos

Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido apresentado por movimentos de apoio aos atingidos por rompimento de barragens Por Paulo Roberto Netto (AE) O ministro Marco Aurélio...

Bolsonaro diz que há muita coisa errada na Petrobras e que Silva e Luna arrumará

O chefe do Executivo afirmou que o "novo presidente", o seu indicado para a presidência da empresa, general Joaquim Silva e Luna, irá dar...

Vida Capixaba

Os pães internacionais queridinhos dos capixabas

Do pão sírio a baguete, do pão francês ao croissant, está na moda se deliciar com receitas de pães internacionais

Projeto colorido e no estilo montessoriano abriga todos os sonhos de criança

Um projeto de dormitório de criança necessita de uma estrutura adequada para acompanhar todas as suas fases

Campanha Fiscal Consumidor também beneficia o interior do Estado

A medida favorece quem encontrar produto vencido nas prateleiras dos supermercados participantes

Programa Brasil Mais para reduzir custos e aumentar a produtividade das indústrias capixabas

No Espírito Santo, a meta é atender 2.100 empresas, prioritariamente do setor de comércio e serviço, até outubro de 2022 A competitividade da indústria passa...
Continua após publicidade