23.8 C
Vitória
quarta-feira, 22 maio, 2024

O fomento da inovação no ES, com Michelle Janovik

A CEO do Base 27, Michelle Janovik, comenta sobre a diversificação da economia capixaba a partir do fomento da inovação no Espírito Santo

Por Amanda Amaral

Você sabe o que é um hub de inovação e para que ele serve? E qual a importância dele para o empreendedorismo capixaba? Em entrevista exclusiva ao Portal ES Brasil, quem responde a estas perguntas é Michelle Janovik, CEO do Base 27.

- Continua após a publicidade -

O Base27 nasceu inicialmente com foco na engenharia e construção, mas hoje possui uma comunidade aberta que conecta – entre mantenedores, startups, parceiros e patrocinadores, aproximadamente 150 negócios, se tornando o maior hub de inovação do Espírito Santo.

O lugar promove meetups, ações de capacitação, apresentações de benchmarking, promoção de negócios entre mantenedoras e empresas do ecossistema, programas de missões, entre outras atividades, que geram conhecimento e conexão, principalmente, visando ao surgimento da cultura de inovação dentro das empresas.

“O Base27 nasce com esse grande objetivo que é diversificar a matriz econômica, criar novos negócios e apostar na condição de um ecossistema que pudesse ajudar a startups a surgirem e prosperarem, porque não adianta o empreendedor surgir sem apoio. O base27 é um dos pilares de apoio, estamos conseguindo levar inclusive o nome do Base27 para fora do Estado. Fomos citados pela Bloomberg como um dos ecossistemas brasileiros de inovação que mais fomenta inovação no seu estado”, destaca Michelle Janovik.

De acordo com a CEO do Base27, o olhar é voltado para impulsionar, especialmente, a cultura de inovação dentro das empresas, que devem encarar o espaço como um local que promove soluções. Ela destaca que o Espírito Santo tem se tornando referência na criação da ambiência de inovação e atraindo novos negócios para seu território. Michelle Janovik ressalta que esta cena foi impulsionada pelo Movimento Capixaba de Inovação (MCI) – uma ação conjunta de atores locais visando ao surgimento de um novo ciclo econômico no Estado.

“O Base27 nasce também com essa vontade de mudança e de melhorar o ecossistema de inovação para que todo mundo pudesse ganhar com isso. Empresários que se unem para montar um hub que vai trabalhar a inovação e a cultura de inovação nas empresas, e vai ajudar esse ecossistema a se desenvolver. O hub é uma parte desse ecossistema, a gente vai se conectando com os demais para fazer um trabalho que dá consistência a esse grande ecossistema que é o Espírito Santo, que está aí trabalhando desde de 2019 para que o Estado seja relevante. O Base27 vem para colaborar com isso”, explica.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA