21.3 C
Vitória
domingo, 23 janeiro, 2022

Notícias, credibilidade e reputação de sua empresa

Mais Artigos

É essa credibilidade do Jornalismo o que acrescenta valor para a reputação de sua empresa quando ela é protagonista de uma notícia positiva

Por Gilberto Medeiros

Uma estrutura de assessoria de imprensa é uma importante ferramenta para organizar a comunicação de sua empresa com o mundo exterior. Independentemente do tamanho de seu empreendimento, você precisa comunicar sua existência à sociedade – ou, pelo menos, àqueles segmentos imediatamente ligados ao seu negócio, pela natureza daquilo que você produz e daqueles serviços que presta.

E, no caso das entidades do poder público, sobretudo do Executivo, isso vale mesmo nos municípios menores – e ainda que seja com apenas um jornalista profissional é um investimento para cumprir a determinação constitucional da publicidade dos atos dos gestores. 

É o jornalista quem vai produzir, em texto, as informações mais próximas o possível do que pensa a administração da empresa. Esse texto será base para todos os produtos de comunicação, ainda que, por vezes, o produto final em nada se pareça com o texto inicial.

Esse mesmo texto básico – que a turma gosta de chamar de ‘briefing’ – pode orientar, por exemplo, a produção de um ‘podcast’ para alimentar as rádios da região; pode gerar notícia escrita do ponto de vista oficial, para entrar no site da empresa e para ser distribuída aos veículos de comunicação. Estamos na era do vídeo. E os vídeos que você assiste, no seu celular, na sua TV ou no Youtube, também nascem de textos.

Chegamos agora ao foco deste artigo: a mediação do relacionamento de sua empresa com a sociedade por meio do Jornalismo, que é exercido baseado em fatos produzidos pela sociedade. E essa característica de retratar a realidade é a fonte da credibilidade do veículo de comunicação e dos jornalistas que lá trabalham. 

É essa credibilidade do Jornalismo o que acrescenta valor para a reputação de sua empresa quando ela é protagonista de uma notícia positiva. Material para utilizar como conteúdo nos canais oficiais da empresa, nas redes sociais digitais e fazer a interlocução com a sociedade.

Em momentos de crise, a boa imagem e a reputação ilibada serão como um colchão de ar para aparar a queda e para facilitar reatar o relacionamento com a clientela e com toda a sociedade. E, como em toda crise, a pandemia do vírus covid-19 também trouxe oportunidades de comunicação para as empresas. 

Por isso, diante da necessidade diária da imprensa por informações confiáveis e em grande quantidade, é fundamental organizar o trabalho de assessoria de imprensa para antecipar as pautas que serão abordadas pelos veículos de comunicação.

Além disso, é preciso que sejam oferecidos, para as redações, fontes de informação, personagens daquele fato e olhares diferentes para a abordagem jornalística. Isso facilita a produção dos jornalistas e aproxima, com ética, empresas e imprensa.

Atenção! Assessoria de imprensa não substitui propaganda, mas esse assunto é para outro artigo, combinado?

Gilberto Medeiros é jornalista e autor de livros sobre Comunicação.

 

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba