A apuração dos desfiles aconteceu na tarde desta terça-feira (7) no Sambão do Povo, em Vitória. Imperatriz do Forte e Rosas de Ouro venceram nos Grupos A e B
Por Andressa Ribeiro*
Pelo segundo ano consecutivo, a vencedora do Carnaval de Vitória foi a Mocidade Unida da Glória (MUG), garantindo seu nono título do Grupo Especial com 179,60 pontos. Nos desfiles de 2024, a escola de Vila Velha conquistou o público e o júri com o enredo “Massena: Um Olhar em Aquarela”, inspirado nos trabalhos de aquarelas e pinturas do artista capixaba Homero Massena.
“Não tenho palavras para dizer. A MUG fica muito feliz de fazer esse espetáculo para a população e levar o titulo para casa, que a gente esperou tanto. Homero Massena, o homenageado deve estar muito feliz. Foi uma aula pra sociedade capixaba tudo o que a gente mostrou, pesquisou e desfilou na avenida. Essa justa homenagem está merecendo o título, que veio, sim! Obrigado a todo mundo que apostou na MUG”, disse Patrick Rocha, diretor administrativo e de comunicação da MUG, durante a comemoração do título.
Confira momentos do desfile da MUG:
A segunda colocada foi a Independente de Boa Vista, com 179,20 pontos, seguida da Unidos de Piedade, que obteve 178,70 pontos. Quem dá adeus ao Grupo Especial é a Pega no Samba. Com o enredo “Pérolas do Deserto”, a escola conseguiu 165,30 pontos e acabou em último lugar, caindo para o Grupo A.
Imperatriz do Forte de volta ao Grupo Especial

Enquanto isso, a Imperatriz do Forte conquistou o primeiro lugar no Grupo A, com 179 pontos. A vitória garantiu o retorno da escola do Forte São João para o Grupo Especial.
O enredo “Nascido em Berço Forte, Para Sempre Um Eterno Aprendiz”, que pontua importantes acontecimentos da história das comunidades do Forte São João e do Romão, na Capital, foi o escolhido pela escola para ser apresentado na madrugada de sábado (3).
Segundo Daniel Rosa, presidente da Imperatriz do Forte, o diferencial da escola para o carnaval deste ano foi o trabalho intenso e muito planejamento. E que o enredo foi uma tentativa de aproximar a escola comunidade.
Confira os momentos do desfile da Imperatriz do Forte
As próximas colocações foram ocupadas pela Mocidade da Praia com 177,70 pontos e Andaraí com 177,60 pontos, segundo e terceiro lugar respectivamente. Quem deixa o Grupo A em 2025 é a Barreiros. A escola da comunidade Santa Martha ficou em último lugar com 175,70 de nota geral.
Rosas de Ouro vai para o Grupo A

Quem fez a festa no Grupo B foi a Rosas de Ouro, que se consagrou campeã com 178,70 pontos. Com a conquista do prêmio, a escola serrana irá se apresentar no Grupo A do Carnaval de 2025. Com o enredo inspirado nos povos indígenas, na fauna, flora e cultura brasileira, a Rosas de Ouro desfilou na avenida ao som de “Gente Floresta”, do Boi Bumbá Caprichoso.
Ocupando o segundo lugar do grupo ficou a escola Tradição Serrana, também da Serra, com 177,20 pontos. Na sequência, veio a União Jovem de Itacibá, com 176,80 pontos.
De acordo com o diretor de carnaval, Dimi, todo o trabalho árduo feito durante o último ano valeu a pena com a conquista deste ano. “Foi um ano um pouco complicado, com pouco recurso, a gente tentando fazer o melhor possível e graças a Deus conseguimos executar um bom trabalho e isso foi mostrado na avenida. Quero agradecer ao carnavalesco Carlito Carlos, que sempre traz um título”, disse durante entrevista à TVE.
Além de agradecer a todos que participaram do processo, o presidente da Rosas de Ouro, Francisco Carneiro, também falou sobre o desfile do próximo ano. “Não dá pra’ descrever a sensação, ainda estou em choque, não consigo acreditar. Esse troféu não é do Francisco, esse troféu é da Rosas de Ouro e todos que participaram desse projeto estão aqui representados (aponta para o prêmio)”, concluiu.
*Estagiária sob supervisão de Erik Oakes