18.5 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Segurança pública: Ales aprova fundo e mudança em conselho

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Das duas matérias foram de iniciativa do governo

Em sessão extraordinária nesta quarta-feira (25), os deputados aprovaram dois projetos de lei complementar (PLCs) que tratam da segurança pública. De iniciativa governamental, os PLCs 46 e 47/2019 versam, respectivamente, sobre a criação do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Fesp) e a reformulação do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Coesp).

O Fesp terá a finalidade de apoiar políticas, programas, projetos, atividades e ações na área de segurança pública e defesa social e na prevenção e repressão à criminalidade. Os recursos poderão ser usados para reequipamento, manutenção, modernização, treinamento e infraestrutura da segurança pública.

A matéria foi aprovada com uma emenda do Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), segundo a qual, sob nenhuma hipótese, serão destinadas para esse novo fundo as verbas a serem repassadas para os Fundos Especiais de Reequipamento da Polícia Militar (Funrepom), da Polícia Civil (Funrepoci) e do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom).

Conselho de Segurança

Aprovado em seguida, o PLC 47/2019 trata da criação de um novo Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Coesp). O Coesp foi instituído pela Lei 568/2010. O órgão colegiado tem natureza consultiva e propositiva, com a finalidade de formular e propor diretrizes para as políticas voltadas à promoção da segurança pública, prevenção e repressão à violência e à criminalidade, bem como à construção da cultura da paz.

Já o PLC 47/2019 revoga a Lei Complementar 568/2010 – responsável pela criação do primeiro Coesp. Segunda a matéria também de iniciativa do governo do estado, a nova proposta do colegiado terá composição e competências mais amplas e abrangentes que a formação atual. As novas responsabilidades serão acompanhar as condições de trabalho e a valorização dos agentes de segurança pública e estudar e sugerir alterações na legislação da área.

O deputado Gandini foi o relator na matéria sobre o Conselho de Segurança (Foto – Tati Beling)

Quanto à composição do conselho, atualmente ele é presidido, obrigatoriamente, pelo secretário de Estado de Segurança. Com a mudança, a presidência ficará a cargo de um representante da Sesp. Além disso, também deverão fazer parte do colegiado representantes de outras três secretarias estaduais: Direitos Humanos, Justiça, e Economia e Planejamento.

Já a participação de representantes da sociedade civil será reduzida. Antes eram doze representantes de entidades e organizações da sociedade civil da área de segurança pública. Com o novo projeto serão três.

O deputado Sergio Majeski (PSB) apresentou uma emenda para garantir maior participação da sociedade no conselho, aumentando de três para dez o número de representantes, mas a emenda não foi acolhida pelo relator da matéria, deputado Gandini (Cidadania). Segundo Gandini, a emenda apresenta vício de iniciativa, pois a organização do conselho seria de iniciativa privativa do governador.

Leia também
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade