27.1 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Mostra de cinema disponibiliza oito filmes online grátis

Produções ficam disponíveis para assistir até o dia 6 de novembro. Público tem até 30 de outubro para votar no favorito

Por Mariah Friedrich

A Mostra MC.Arte, apresentada pelo Movimento Cidade, está oferecendo a oportunidade de conferir gratuitamente oito curta-metragens que concorrem pela aprovação do público, que poderá a partir de segunda (30) escolher seu filme favorito e votar no site movimentocidade.com/mostraart. Os três filmes mais votados serão premiados em um total de R$5 mil. As produções ficam disponíveis para assistir até o dia 6 de novembro (segunda-feira)

- Continua após a publicidade -

Com narrativas que retratam realidades e vivências em diversas regiões do Brasil, desde o Espírito Santo até o Norte do país, os filmes oferecem uma visão rica e diversificada das vozes e perspectivas que compõem o mosaico cultural brasileiro.

Esta é uma chance de explorar obras como “Coletivando”, uma imersão no movimento de da comunidade do Morro do Garrafa, em Vitória (ES), que se uniu a diversos artistas para transformar o cenário urbano e a vida dos moradores.

Em “Peixes, búfalas & urubus”, uma colaboração entre mãe e filha, os espectadores são convidados a embarcar em uma jornada singular pelas experiências de uma criança pequena que vive na Ilha do Marajó, no estado do Pará, situado no Norte do Brasil.

Além desses, a mostra apresenta uma variedade de filmes instigantes, incluindo “Arcângelo”, documentário poético que explora a relação das pessoas com um edifício emblemático em Belo Horizonte; “Álbum de Família”, uma carta audiovisual que traça as memórias de uma família na zona rural do Piauí; e “Raone”, um documentário que captura a alegria e a liberdade da infância, desafiando estereótipos.

As produções foram selecionadas através do edital do MC.Projeta, lançado no primeiro semestre de 2023 pelo Movimento Cidade, uma organização que vem promovendo diversas iniciativas culturais em todo o Brasil desde 2018 e é também responsável pelo Festival MC. Mais de 300 produções foram inscritas, vindas de todas as partes do país.

Para escolher os filmes que fazem parte da mostra, a curadoria considerou obras que refletissem a diversidade estética e linguística do audiovisual brasileiro, abrangendo gêneros de ficção, animação, documentário e experimental.

Após a etapa virtual de exibição dos filmes, o projeto MC.Arte passará para uma segunda fase presencial ainda neste mês de outubro, em diversos territórios de Serra (ES) com uma série de intervenções artísticas diretamente para as comunidades locais. A programação completa das atividades será divulgada em breve.

Confira as obras selecionadas para o MC.ARTE

Coletivando

Bernardo Leitão | Videoarte | ES | 2023

Em Coletivando, somos levados a uma jornada emocionante e inspiradora para dentro da comunidade do Morro da Garrafa. Neste videoarte, testemunhamos a incrível iniciativa que reuniu uma diversidade de artistas, dispostos a doar seu tempo e criatividade para transformar o cenário urbano e a vida dos moradores.

Arcângelo

Filipe Schettini | Experimental | MG | 2019

Arcângelo é um documentário poético-afetivo de imagens cotidianas de pessoas que vivem e trabalham no Arcângelo Maletta, edifício que faz parte da memória cultural de Belo Horizonte. As imagens do ambiente se misturam às imagens dos personagens, em um jogo que remete metaforicamente à relação das pessoas com o próprio edifício.

Mostra de cinema disponibiliza oito filmes online grátis
Álbum de Família (2021), de Milena Rocha (PI) – Foto: Divulgação

Álbum de Família

Milena Rocha | Experimental | PI | 2021

Uma carta audiovisual destinada aos antepassados da realizadora, habitantes de uma zona rural do Piauí. Palavras e imagens compõem um arranjo que flerta com a poesia, em suas cadências e rimas. Aproveitando memórias pessoais, o documentário traça a cartografia de um exuberante quintal familiar.

Mostra de cinema disponibiliza oito filmes online grátis
Raone (2021), documentário de Camila Santana (SP) – Foto: Divulgação

Raone

Camila Santana | Documentário | SP | 2021

Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

Folhada

Paula Huven | Experimental | MG | 2023

A vida que se transforma com a mudança repentina de uma casa encontra seu eco na transfiguração de um livro a partir das folhas postas dentro dele para secar. Ao abrir o livro, o inesperado se apresenta, novas imagens ressurgem, dentro e fora dele. Folhas de tabaco, folhas do livro, sonhos se atravessam tornando visível a incessante relação e transformação e de tudo que é vivo – inclusive das imagens.

Peixes, búfalas & urubus

Malu Teodoro | Videoarte | RO | 2022

Filme produzido por mãe e filha, que, juntas, foram a uma residência audiovisual na Ilha do Marajó, no Pará. Por meio de experimentações audiovisuais, o filme tenta dar conta da experiência de estar em viagem e residência junto com uma criança pequena, acessando memórias do acervo familiar, mas principalmente, criando novas histórias.

Heroica Dreams

Marvin Pereira | Experimental | BA | 2021

Todos os grandes artistas precisam começar em um lugar, mesmo que pequeno.

Jaguamérica

Bako Machado | Videoarte | PE | 2021

Jaguamérica é uma animação-poema de colagem surrealista. Com a direção de Bako Machado, o filme revela a jornada de uma onça mecanizada por diferentes paisagens, do Sertão aos Andes, transformando-as em um “Continente Jaguar”, universo mítico que se funde ao universo indígena por meio do poema Jaguamérica, de Micheliny Verunschk.

Serviço

Mostra MC.ARTE 2023

Exibição Online até 6 de novembro
Período de votação popular pelo site: 30 de outubro a 6 de novermbro
Site: movimentocidade.com/mostraart

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -