22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Navio “Almirante Saldanha” está sendo construído no ES

Momento marca o pioneirismo brasileiro na construção naval

Por Kebim Tamanini

Na cidade de Aracruz, o cenário da construção naval nacional está passando por uma revolução. Nesta terça-feira (17/10), o Estaleiro Jurong viu o início do que será o pioneiro navio polar do Brasil. A cerimônia que marcou o “batimento de quilha” – início da montagem de um navio – sinaliza uma conquista da engenharia e um marco no setor naval brasileiro.

- Continua após a publicidade -

O navio, batizado como “Almirante Saldanha”, que está sendo construído, será capaz de enfrentar as geleiras da Antártica. A ideia está programada para ser entregue no segundo semestre de 2025. As medidas também chamam atenção: 103 metros de comprimento e contará com um hangar para acomodar duas aeronaves de porte médio. Com autonomia de 70 dias no mar e uma tripulação composta por 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores.

Assista ao vídeo que revela o projeto do navio “Almirante Saldanha”.

O projeto já gerou um impacto positivo na economia local. Mais de 600 empregos diretos e 6 mil empregos indiretos foram criados durante a fase de construção. O empreendimento fortalece a indústria naval brasileira e contribui para o desenvolvimento da base tecnológica nacional.

A construção do “Almirante Saldanha” segue uma abordagem inovadora com blocos separados e montagem. Blocos contêm sistemas essenciais e facilitam a instalação de acessórios. O processo ocorre de forma segregada, melhorando a eficiência. Bloco robusto de 100 toneladas aloja componentes vitais, como climatização e bombeamento.

As próximas etapas incluem a sala de máquinas na parte traseira e equipamentos de energia. Este método modular impulsiona o projeto estratégico de sucesso. O objetivo do Brasil é expandir sua presença na Antártica, evidenciando sua capacidade e expertise na construção naval.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA