24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Morre aos 75 anos o radialista José Roberto Mignone

Vítima de complicações provocadas por um AVC, José Roberto Mignone deixa legado de mais de seis décadas dedicadas à comunicação

Por Mariah Friedrich

José Roberto Mignone, renomado radialista e jornalista capixaba que exerceu a profissão por mais de 60 anos no Espírito Santo, morreu aos 75 anos de idades na noite desta segunda-feira (16), após enfrentar complicações devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele estava internado desde a última terça-feira (10), no Hospital estadual Central, em Vitória.

- Continua após a publicidade -

O adeus ao radialista está marcado para às 11h, no Cemitério Parque da paz, em Vila Velha. Mais tarde, às 15h, acontece a cerimônia de cremação. Abalados com perda, os familiares de Mignone pedem privacidade durante este período de luto.

Com uma carreira rica e diversificada, José Roberto Mignone foi mais do que um radialista e comunicador talentoso, enfatiza o amigo Fábio Pirajá, outro veterano do rádio capixaba. Para ele, Mignone será lembrado como uma pessoa extremamente fiel às suas convicções, às vezes até desafiando as normas estabelecidas. Sua determinação e sua abordagem direta o tornaram uma pessoa controversa em alguns momentos, mas também muito admirada por sua competência.

“Era um cara antenado, escrevia crônicas, passou os últimos quinze anos escrevendo sobre o rádio capixaba e mantinha um blog em que dava detalhes desde quando começou a fazer rádio, as pessoas com quem conviveu, os bastidores que presenciou nos últimos 50 anos. Além de ter sido gestor por muitos anos e contribuir como articulista em outros veículos. É uma perda grande para o rádio”, lamenta Fábio Pirajá.

Trajetória

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, em 1948, José Roberto Mignone começou sua história no rádio aos treze anos, na ZYL-9, rádio difusora de Cachoeiro de Itapemirim, que pertencia a seu tio, José Américo Mignone. Lá trabalhou com diversas personalidades do cenário local e nacional, incluindo o cantor e compositor Roberto Carlos, que desde a infância já demonstrava seu talento. 

Desde então, passou pelas principais emissoras capixabas, como a Vitória, Capixaba, Espírito Santo, Tribuna, Gazeta, América e Rede Sim. Além de seu trabalho no rádio, Mignone projetou e dirigiu importantes emissoras, como a Tribuna FM e Tropical FM, e também teve destaque na televisão, trabalhando na TVE e TV Assembleia como apresentador de noticiários e entrevistador. No exterior, viveu nos Estados Unidos por seis anos, aprimorando suas habilidades em rádio e TV. Como articulista, contribuía para o Século Diário, Revista SIM e ES Hoje.

Além de suas realizações profissionais, Mignone era conhecido por sua paixão pela palavra e seu entendimento do rádio como uma ferramenta influente na sociedade. Em suas próprias palavras, “Radio se faz com Novas Palavras”, um lema que ecoou em sua carreira dedicada à comunicação.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA