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sábado, 6 junho, 2020

Mobilidade Urbana: O futuro dos Capixabas sendo construído hoje

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Neste momento de crise que assola as finanças públicas em todas as esferas de governo, poucos estados na Federação podem falar com propriedade sobre obras de mobilidade urbana como o Espírito Santo. A crise congela investimentos de norte a sul do Brasil, com reflexos negativos também para os capixabas. Mas, nesse breu quase total no qual estamos imersos, nosso Estado vem sendo luz no caminho do desenvolvimento. E não é por acaso, pois por aqui o dever de casa foi feito, e as contas públicas estão organizadas. Isso nos deu a credibilidade e a oportunidade de realizamos importantes investimentos em infraestrutura de transportes que vêm melhorando o dia a dia de nossa gente.

A expressão “mobilidade urbana e humana” sintetiza o atual pensamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) na elaboração de projetos e na execução de obras. Já há a compreensão que as rodovias não são apenas estruturas de ligação, mas também espaços sociais, extensões da vida das pessoas. Com o mundo cada vez mais urbanizado, essas estradas, em boa parte de seus quilômetros, funcionam como típicas vias citadinas, com muitas comunidades e bairros no entorno.

A Leste-Oeste, por exemplo, que ligará Cariacica a Vila Velha, será usada tanto por ônibus e caminhões quanto por ciclistas e pedestres. Logística e mobilidade ao mesmo tempo! Vai integrar muitos bairros dos dois municípios da região metropolitana, como Campo Belo, Vila Isabel, Maracanã, Rio Marinho, Vale Encantado e Cobilândia. Encurtará ainda a distância entre os terminais de Campo Grande, em Cariacica, e Itaparica, em Vila Velha, diminuindo o tempo de deslocamento da população para as suas atividades diárias.

A implantação de faixas multiúso nessa e em outras vias vai na linha da humanização. Tudo conciliado dentro de uma nova opção para o transporte de cargas para o Porto de Capuaba.
Desde a construção da Terceira Ponte, um projeto de importância inestimável para o Espírito Santo, o Governo do Estado não realizava um volume de investimentos tão grande em infraestrutura de transportes, com foco na mobilidade. Além da Leste-Oeste, executa as obras da segunda fase da Avenida Alice Coutinho, a modernização da José Sette e a implantação do Contorno de Cariacica. Essas vias são integradas a rodovias fundamentais para o desenvolvimento do Espírito Santo, como a BR-101 e a BR-262. O início das obras do Contorno do Mestre Álvaro, em parceria com o Dnit, previstas ainda para o segundo semestre de 2018, assim como a retomada das obras da ES-388, em Vila Velha, são outros investimentos dentro desse contexto.

Mas a mobilidade também é foco fora da Grande Vitória. Em Cachoeiro de Itapemirim, maior cidade do interior do Estado, a ES-482 está sendo duplicada e terá passarela, faixa multiúso e calçada cidadã. Mesmo em tempos são difíceis, o Espírito Santo não se curva ao desânimo. Muito pelo contrário, já iniciamos neste cenário adverso a construção de um futuro melhor para a mobilidade, o que garante um novo tempo de novas oportunidades para os capixabas, além de uma sequência planejada de investimentos, assim que a crise passar. E todas passam!

“Desde a construção da Terceira Ponte, um projeto de importância inestimável para o Espírito Santo, o Governo do Estado não realizava um volume de investimentos tão grande em infraestrutura de transportes, com foco na mobilidade”

 

Enio Bergoli é diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo – DER-ES

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