26.6 C
Vitória
segunda-feira, 20 maio, 2024

Mercado de cafés especiais deve crescer 12% até 2030

Entenda como o Espírito Santo já sai na frente

Por Redação

Um levantamento da empresa Brainy Insights aponta uma estimativa de crescimento do setor global de cafés especiais de 12% até 2030. A previsão, segundo a companhia, é que o valor do setor chegue a 152,96 bilhões de dólares. No Brasil, os cafés especiais vêm ganhando cada vez mais apreciadores, com destaque na produção para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, 1º e 2º do ranking, respectivamente.

- Continua após a publicidade -

O especialista em café e fundador da rede de cafeterias Terrafé, Raul Guizelini, destaca que, até 2030, 10 em cada 100 brasileiros vão consumir cafés especiais. A estimativa é que o mercado consumidor no país salte dos atuais 5% para 10% – dobre, e o Espírito Santo tem tudo para ser protagonista nessa história.

Segundo maior produtor de café arábica do Brasil, o Estado reúne condições para ser um competidor peso-pesado na disputa pelo mercado. Entre as vantagens competitivas do estado estão a sua localização geográfica – próxima aos grandes centros consumidores – e o fato de ter um território pequeno, o que facilita a logística de entrega do interior para a Região Metropolitana.

A Terrafé, que completa 10 anos em 2024, estima um crescimento de 50% na comercialização de cafés especiais neste ano, com as vendas saltando de 12 para 18 toneladas. A rede inaugurou sua primeira loja-conceito (a 10º unidade) recentemente, na Praia do Canto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA