23.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Governo Milei critica Espanha e quer pedido de desculpas

O governo argentino quer uma retratação da administração de Pedro Sánchez a críticas feitas por autoridades espanholas a Milei

O porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, afirmou nesta segunda-feira, 20, que espera que o governo espanhol se desculpe publicamente pelas declarações feitas por várias autoridades locais contra o presidente do país, Javier Milei. Em entrevista coletiva, o representante disse que há “insultos, injúrias e desqualificações” por parte da administração espanhola.

Por outro lado, sobre os questionamentos do primeiro-ministro Pedro Sánchez às declarações recentes feitas por Milei, Adorni disse que se “funcionários espanhóis querem reclamar das críticas feitas por Milei ao socialismo e à corrupção, não é um problema da nossa República”. 

- Continua após a publicidade -

Reação do PM da Espanha

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, reagiu no X (ex-Twitter) após ser alvo de ataque do presidente da Argentina, Javier Milei, que qualificou a mulher do líder espanhol como “corrupta” durante evento em Madri, no domingo. Segundo Sánchez, os dois países são irmãos e entre governos “os afetos são livres, mas o respeito é irrenunciável”.

“Quem falou ontem não fez isso em nome do grande povo argentino”, afirmou o premiê espanhol. Ele disse ainda que atua para defender as instituições espanholas dos “insultos e difamações de líderes estrangeiros”, e acrescenta que, para além da ideologia, está a educação e o patriotismo. A Espanha convocou sua embaixadora em Buenos Aires, uma sinalização de protesto diplomático.

Em outra postagem na mesma rede, Sánchez disse que reitera seu pedido ao mundo empresarial para defender a democracia e os valores humanistas. “Defendamos nossa democracia, nosso modelo de bem-estar, a justiça social que a Europa encarna”, afirmou. “Defendamos um modelo de sucesso como o da Espanha, frente ao retrocesso dos reacionários”, acrescentou. Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA