25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Secretária afirma que os 90 bairros estão recebendo investimentos

Os recursos estão sendo aplicados em saúde, educação, estações de bombeamento e programas de repavimentação

Por Kebim Tamanini

O município de Vila Velha está passando por uma fase de transformação com diferentes estágios de desenvolvimento e demandas particulares. Vale ressaltar que em cada um dos 90 bairros, as características são distintas em relação ao desenvolvimento geográfico. O Prefeito Arnaldinho Borgo expressa orgulho ao afirmar que Vila Velha se tornou o “maior canteiro de obras a céu aberto do Estado”.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a cidade conta com mais de 65 obras que estão sendo realizadas simultaneamente. Essas construções são resultado de investimentos próprios ou parcerias na esfera estadual e federal.

Na primeira publicação de uma entrevista exclusiva ao portal ES BRASIL, a secretária Municipal de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, comentou sobre obras relacionadas ao crescimento do turismo na cidade canela-verde.

Agora, a chefe da pasta de Obras destaca a reforma e construção de escolas, unidades de saúde, ciclovias, praças e campos de futebol. Além disso, estão em andamento obras de drenagem e pavimentação de ruas, o que representa um passo significativo na melhoria da infraestrutura e qualidade de vida para os moradores.

Escolas, unidades de saúde e praças

A secretária anunciou que a construção de sete novas unidades de saúde será concluída e entregue no início do próximo ano. Essas instalações estão localizadas nos bairros de Paul, Morada da Barra, Riviera da Barra, Jabaeté, Rio Marinho, Praia das Gaivotas e Novo México.

Secretaria comenta sobre investimentos em saúde, educação, estações de bombeamento e programas de repavimentação
Outras sete unidades de saúde serão entregues em 2024. Foto: PMVV

Menara destacou que essas unidades estão sendo construídas em resposta à demanda local, visando atender as áreas que mais necessitam de serviços de saúde devido à capacidade limitada das unidades existentes. Ela ressaltou a evolução da rede de saúde no município, observando que “quando assumimos a gestão, tínhamos apenas 14 unidades de saúde, e hoje contamos com 34 unidades”.

Na área da educação, o destaque fica por conta da Escola Integrada Nair Dias, que oferecerá educação infantil e ensino fundamental. Segundo a prefeitura, esta será a maior escola do estado, e a ordem de serviço para a construção será emitida na próxima quinta-feira (26/10). Além disso, outras escolas já estão em construção, como as Unidades Municipais de Ensino Infantil (UMEIs) em Jaburuna, São Conrado, Jabaeté, Sítio Batalha e Tia Nenzinha (Bloco 2), no Divino Espírito Santo, todas com previsão de entrega em 2024.

No que diz respeito à área de lazer, a prefeitura já concluiu a construção e reforma de mais de 70 praças, uma ação recorrente nos últimos anos da atual gestão.

Estações de bombeamento

A cidade de Vila Velha sempre enfrentou problemas com alagamentos e inundações que afetaram a população. Durante os períodos chuvosos, muitos moradores perderam seus pertences em suas residências. No entanto, a realidade tem passado por transformações significativas devido aos investimentos em estações de bombeamento que parecem estar solucionando os problemas.

Atualmente, sete estações de bombeamento estão em operação, e uma oitava está em construção no bairro de Aribiri, com previsão de entrega até o final deste mês de outubro. Essas estações de bombeamento têm o propósito de acelerar o escoamento da água da chuva em direção ao mar, capturando tanto a água pluvial local quanto a proveniente de municípios vizinhos.

“A nossa expectativa é que até o final do próximo ano tenhamos todas as 12 estações de bombeamento em pleno funcionamento em Vila Velha”, afirma a secretária Municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante.

Asfalto Novo

Após mais de duas décadas de apelos vindos das comunidades, a Prefeitura de Vila Velha está em andamento com um amplo programa de recapeamento das principais vias de acesso do município. Essa iniciativa tem um impacto significativo na melhoria da infraestrutura viária da cidade.

Secretaria comenta sobre investimentos em saúde, educação, estações de bombeamento e programas de repavimentação
O prazo de conclusão do programa é de 12 meses. Foto: Prefeitura de Vila Velha

“Já realizamos melhorias em vias que passam pelos bairros de Itaparica, Santa Mônica, Cocal, Santos Dumont e Itapuã, pois essas são as principais entradas e saídas da Terceira Ponte, onde há um grande fluxo de veículos. Anteriormente, também recuperamos a Reta do Vale, uma via de acesso crucial para os moradores do Vale Encantado e Rio Marinho, bem como para a geração de empregos e renda na região. Muitas indústrias ao redor do Vale estavam sofrendo com as condições precárias da via”, destacou Menara.

A Prefeitura planeja expandir esse programa para áreas dos bairros com menor tráfego de veículos, mas que também sofrem com problemas de infraestrutura nas vias existentes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA