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sábado, 27 abril, 2024

Corredor Metropolitano Sul será anunciado em breve

Anúncio foi feito pelo prefeito Euclério Sampaio em suas redes sociais

Por Kebim Tamanini

A Avenida Carlos Lindenberg contará com um corredor exclusivo para ônibus, ligando os terminais do Ibes, em Vila Velha, a Jardim América, em Cariacica. As obras têm previsão de início até o final de 2023. O governador Renato Casagrande está programado para assinar o documento que criará o Corredor Metropolitano Sul. De acordo com informações divulgadas até o momento, o projeto terá um custo aproximado de R$ 300 milhões para cobrir um percurso de 13 quilômetros.

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O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, anunciou nas redes sociais que, além do corredor exclusivo, o projeto também prevê o recapeamento das vias próximas ao Terminal de Jardim América.

O projeto tem como objetivo conectar os terminais do Ibes e Jardim América, utilizando o canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg com faixas exclusivas para ônibus. O Governo do Estado tem comparado o projeto com os sistemas BRT do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Anúncio foi feito pelo prefeito Euclério Sampaio em suas redes sociais
O projeto tem como base o BRT do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Foto: Semobi/ES

O plano inclui a construção de duas alças na Segunda Ponte, semelhantes às existentes no sentido Vitória – Cariacica, proporcionando acesso ao Jardim América. Em uma entrevista anterior, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou as intervenções que serão realizadas pelo governo para melhorar o fluxo do transporte público na região.

“Para pegar a BR 262 ou vai por Vasco da Gama, que é muito estreito, ou vai por São Torquato, com muito trânsito, pista única até chegar ao terminal. Vamos criar uma alça de saída da Segunda Ponte, passar por baixo e ligar na avenida embaixo do campo da Desportiva e vamos encurtar em 20 min o tempo. Para sair de Jardim a América a mesma coisa, vai pegar uma para subir e pegar a Avenida Carlos Lindenberg”, pontua Damasceno.

Corredor exclusivo na Serra?

Sobre o município da Serra, o chefe da pasta de obras destacou na época que há um diálogo com a prefeitura, mas esclarece a necessidade de obras como o Trevo de Carapina, a Rotatória do Ó, e o Contorno do Mestre Álvaro serem concluídas.

A prefeitura da Serra, por meio de nota, informou no mesmo período que o tema das faixas exclusivas está em discussão e que não descarta a ideia. “A Prefeitura reforça ainda que a Secretaria de Obras municipal já implementou faixas exclusivas para transportes coletivos na Rotatória Dório Silva e no projeto de ampliação da Avenida Civit I”.

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