Recomendação é evitar contato com águas impróprias para prevenir potenciais riscos à saúde
Por Kebim Tamanini
Neste fim de semana, a previsão aponta a chegada de uma frente fria no sábado (25) e a possibilidade de chuvas matinais na Grande Vitória no domingo (26). Embora o tempo possa não ser ideal para a praia, muitas pessoas apreciam a prática de esportes aquáticos. Para isso, é essencial saber os 56 pontos apropriados para atividades esportivas ou de lazer em Vitória, Vila Velha e Serra.
Na Serra, locais populares como Manguinhos, Bicanga, Carapebus, Jacaraípe, Nova Almeida e a Lagoa de Carapebus estão indicados para o banho. Na última avaliação, 22 dos 26 pontos analisados foram liberados, com exceção do Córrego Maringá, Rio Guaxindiba, Foz do Irema e Reis Magos.
A Prefeitura da Serra divulga, toda sexta-feira, os resultados das coletas no site, apresentando a balneabilidade de cada ponto nas áreas destinadas ao banho. Essas informações são cruciais para garantir a segurança daqueles que desejam aproveitar as belezas naturais da região.
Vitória
Na capital capixaba, a Praia de Camburi (em frente ao bairro Jardim da Penha), Praia do Canto, Praia da Guarderia, Curva da Jurema e as praias da Ilha do Boi, locais mais frequentados pelos banhistas, estão próprias para banho.
Já os pontos impróprios são o Píer de Iemanjá, Praça do Papa, bairro Jesus de Nazareth, Praia de Santo Antônio e Ponte da Passagem. Além desses lugares, a região em frente à Mata da Praia está com bandeira vermelha pela primeira vez em novembro.
A balneabilidade das praias da capital pode ser verificada no site da Prefeitura de Vitória ou no aplicativo Vitória Online. Em todos os locais permitidos para banho, existem placas que indicam a qualidade da água.
Vila Velha
As praias mais populares entre os banhistas, como Praia da Costa, Praia de Itapuã e Praia de Itaparica, foram consideradas próprias para o banho nesta última divulgação.
Já os locais turísticos como a região da Prainha, Praia do Ribeiro e da Barrinha permanecem impróprios.
Para verificar a balneabilidade antes de ir à praia, é possível realizar uma busca no site da prefeitura de Vila Velha. No mapa, os pontos liberados para os banhistas estão marcados na cor verde. Importante observar que a última atualização foi feita somente em 14 de novembro, com uma semana de atraso.