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terça-feira, 23 abril, 2024

Medidas prudentes para sua empresa enfrentar a crise do COVID-19

Muito mais do que aprender a conviver com a monotonia dos dias trancados em casa, esse período gera uma imensa insegurança em relação à economia

Por Adriano Salvi

A pandemia do COVID 19 (coronavirus) fez o mundo literalmente parar. Muito mais do que aprender a conviver com a monotonia dos dias trancados em casa, esse período gera uma imensa insegurança em relação à economia. Mediante o ambiente de tamanha restrição, os empresários se perguntam sobre os impactos ou até quando sobreviverão.

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Aqui seguem algumas dicas importantes para proteger o seu negócio, com responsabilidade, a fim de evitar medidas desesperadas que possam comprometer o seu futuro.

  1. Proteja o caixa

Não sabemos quando essa crise irá arrefecer e a economia começar a voltar aos trilhos. Portanto, neste momento, é fundamental que se tomem todas as medidas necessárias para se preservar a liquidez da empresa. Algumas dicas:

  • Faça uma projeção de fluxo de caixa para o mês. Procure considerar dois ou três cenários, sendo um deles muito pessimista. Isso lhe dará uma dimensão da sua liquidez e do seu risco no curto prazo. Revise sua projeção todos os dias;
  • Se você tem dívidas bancárias, procure o seu banco e se informe sobre as condições para a sua suspensão ou uma repactuação, com alongamento;
  • Liste suas contas a pagar e inicie negociações com seus credores e fornecedores, buscando condições mais favoráveis, em especial de prazo;
  • Acompanhe em tempo real as medidas do Governo. Quase diariamente o poder público, seja federal, estadual ou municipal, emite novos regulamentos para socorro às empresas durante a pandemia. O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) já anunciou uma linha de crédito pré-aprovada para empresas, diariamente saem notícias sobre diferimento de tributos, suspensão de dívidas, medidas trabalhistas, etc. É fundamental ficar atento a essas medidas e a sua implementação, pois isso pode representar importante alívio para o caixa da empresa;
  • Se for necessária a injeção de dinheiro novo, comece a negociar imediatamente com os bancos, ficando atento para linhas de crédito subsidiadas que o Governo venha a conceder em caráter emergencial. Lembre-se de priorizar linhas com uma boa carência;
  • Considere todas as alternativas para continuar faturando (atendimento on-line, e-commerce, entrega a domicílio);
  • Esteja próximo dos seus clientes e procure entender suas necessidades durante este período. Saiba que eles também estão tomando medidas para se proteger e isso pode incluir a busca de fornecedores com condições mais favoráveis.
  1. Cuide dos seus colaboradores

Este momento gera muita insegurança, e não é diferente com os colaboradores. Lembre-se: a crise vai passar e você precisará da garra de todos para a retomada. Alguns cuidados:

  • Não se afaste dos seus colaboradores. Ainda que todos estejam isolados em suas casas, procure conversar com eles, faça lives, envie mensagens de apoio, mostre que você está presente e ao lado deles;
  • Crie um canal direto com o RH para esclarecimentos e apoio. A insegurança dos colaboradores, neste momento, é péssima para o futuro do negócio;
  • Conte com o RH, advogados e psicólogos para ajudarem os seus colaboradores;
  • Se os seus colaboradores estão em home office, procure oferecer a eles todas as condições para o melhor exercício possível das suas funções. O trabalho em casa é uma tendência do futuro, que o coronavírus pode estar antecipando. Portanto, é hora de se adaptar a essa tendência.
  • Cuidado com a solução desesperada da demissão. Além de gerar insegurança na equipe, você pode agravar sua situação de caixa. Procure considerar todas as flexibilizações que os Governos costumam oferecer neste momento;
  • Reforce o propósito e os valores da empresa. Isso mantem a equipe no trilho e consciente de que ultrapassar as contingências do caminho é necessário para se atingir o objetivo.
  1. Crie um Comitê de Crise

Estabeleça um comitê composto de pessoas-chave da organização, com funções muito bem estabelecidas, para olharem permanentemente para a dimensão financeira, sobretudo o fluxo de caixa, e para o relacionamento com os stakeholders, mormente colaboradores e famílias, clientes e fornecedores. O comitê de crise precisa dar todo o apoio necessário à administração na tomada das decisões com a rapidez que a situação impõe.

  1. Inovação

No mais, meu amigo, tenha criatividade, procure sair do senso comum, com responsabilidade. Tempos difíceis são os mais propícios à inovação.

Abaixo listo referência de fontes oficiais de informações que poderão contribuir para a tomada de decisões. Clique nos nomes para acesso ao endereço eletrônico:

Adriano Salvi é Conselheiro de administração certificado pelo IBGC, professor convidado da Fundação Dom Cabral e sócio da Vix Partners Cosnultoria e Participações e da UTZ Soluções para Empresas Familiares

Adriano Salvi
Foto: Divulgação

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