23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Mais de 600 empresários apostaram no mundo pet para novos investimentos em 2020

Além de pet shops e comércio de produtos e alimentos para os animais, os hotéis para pets também são uma tendência no mercado

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o mercado de pets no Espírito Santo apresentou um crescimento em relação aos anos anteriores. Em 2019, o setor registrou a abertura de 493 novos negócios, já em 2020, foram 625 estabelecimentos voltados para os animais. Fazem parte desta conta o comércio varejista de artigos e alimentos para bichos de estimação, higiene e embelezamento de pets e hotéis para animais de estimação.

“O mercado vem crescendo principalmente em função das mudanças do comportamento das famílias,da carência por consequência da pandemia, da própria configuração familiar: casais sem filhos e que preferem depositar essa carência afetiva em um animalzinho de estimação. Em função desse comportamento, o mercado pet cresceu bastante em todos os seus eixos”, destaca a analista do Sebrae/ES, Renata Braga.

- Continua após a publicidade -

Não é à toa que os petshops se mantiveram até outubro de 2020 entre os cinco segmentos que menos sentiram os impactos da pandemia em seus faturamentos. “A rapidez com que o setor se adaptou a crise também ajudou nesse cenário, principalmente por tratar-se de serviços de fácil adaptação ao delivery, por exemplo. Tanto envio de rações e medicamentos, como o serviço de atendimento em domicílio”, ressalta Renata.

Depois de 28 anos trabalhando no mercado de pets, a Elza Belo se tornou mais uma empreendedora do segmento. Demitida por conta da pandemia, ela usou os anos de experiência paramontar o próprio banho e tosa, em casa mesmo. “Se eu soubesse que daria tanto resultado eu já teria feito isso antes. Hoje ganho três vezes mais do que recebia quando trabalhava para outra pessoa, sem contar a facilidade de administrar minha agenda”, destaca Elza Belo, dona da Belos Pelos.

Nem a interrupção no ciclo de retomada econômica que aconteceu em novembro, tirando os petshops dos segmentos menos afetados, desanimou a empreendedora. Segundo ela, o diferencial do seu serviço é oferecer um atendimento personalizado. “Não tem fila de espera na Belos Pelos, o cachorro não fica na gaiola esperando ser atendido, ele chega com horário marcado, é atendido e liberado.Isso é qualidade de vida para o animal, sem contar a comodidade para o cliente de levar o seu bichinho para ser atendido dentro do condomínio em que mora”, explica Elza.

Cresce número de pets no ES

Essa percepção sobre o aumento no número de estabelecimentos está relacionada também à quantidade de animais de estimação que também é crescente no Espírito Santo. Hoje em dia é difícil chegar a uma casa que não tenha um bichinho, afinal de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 637 mil domicílios no Espírito Santo possuem cães ou gatos, isso sem contar com os outros animais de estimação, como aves, peixes, répteis e outros mamíferos.

Elza reconhece que a concorrência é alta, mas afirma que para iniciar um negócio, é preciso conhecimento para mantê-lo. “Todo dia você vê alguém abrindo um petshop. Da mesma forma que abre, muitos também fecham. Acredito que mesmo com talento, o pet shop exige muita experiência para ser administrado. Por isso, é importante um acompanhamento do Sebrae para aprender a lidar com dinheiro e administrar o negócio.  Além disso, cursos profissionalizantes também são necessários. Eu mesma, estou sempre me especializando, sempre buscando novidades. Com isso, eu faço com que o cliente também tenha acesso às novidades. E é por isso que tem dado certo”, comemora a empreendedora.

Para apoiar o empreendedor, o Sebrae/ES tem atualizado e fortalecido o portfólio de consultorias tecnológicas e gerenciais. E ainda orienta aos empreendedores que desejam atuar neste segmento, que além de dedicação aos pets e qualidade no serviço, eles também atendam a algumas exigências de regulamentações referentes à instalação de lojas de animais pois, dependendo dos serviços e produtos oferecidos, é obrigatório um médico veterinário, como responsável técnico no estabelecimento.

*Com Informações da Agência Sebrae

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA