22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Mais de 12 mil MEIs capixabas atendidos em dez dias

Entre MEIs e potenciais empreendedores, foram realizados na Semana do MEI 21 atendimentos, presenciais ou on-line

Redação

Em dez dias de atendimento, mais de 12 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) foram assistidos, on-line ou presencialmente, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), o que resultou em mais de 21 mil atendimentos durante a Semana do MEI e na participação de 6,7 mil potenciais empreendedores.

- Continua após a publicidade -

O evento foi promovido em maio. Entre os temas abordados estavam o atendimento jurídico, contábil, acesso a crédito, melhoria da gestão, marketing digital, finanças e aumento de vendas.

Os atendimentos presenciais foram realizados em 16 municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Aracruz, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Guaçuí, Ibatiba, Jerônimo Monteiro, Venda Nova do Imigrante e Santa Maria de Jetibá.

Também foram realizadas as consultorias gratuitas com especialistas, no ambiente digital da Semana do MEI, além das orientações, o evento também contou com capacitações por meio de palestras presenciais e online.

“Fizemos dez dias de atendimento, com mais de 12 mil MEIs atendidos, sem contar pessoas físicas. Conseguimos nos aproximar ainda mais do Microempreendedor Individual, que representa mais de 65% dos pequenos negócios capixabas, e ainda converter negócios. A Semana do MEI criou condições para que esse público continue a impulsionar a economia do estado, ensinando-o a gerir seus negócios e, consequentemente, mantendo ativas as empresas, gerando emprego e renda”, ressalta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Empreendedoras 

Vanessa das Dores Broedel foi uma das pessoas atendidas em Cachoeiro de Itapemirim, no Plantão Presencial. Para ela, o atendimento foi um divisor de águas. “A Semana do MEI me ajudou muito a solucionar dúvidas sobre como me planejar, encontrar a forma correta de administrar a minha empresa com mecanismos simples e objetivos, desde a produção até a venda. O plano de negócio que o Sebrae tem ajuda bastante. Tinham coisas que eu fazia sem planejamento e que não dava certo”, conta Vanessa.

Ela aproveitou a Semana do MEI para regularizar a sua situação e formalizar a empresa. “Registrar a Öko-Haus como MEI me deu mais segurança, principalmente para emissão de notas para minhas clientes, além dos outros benefícios da formalização. Sem contar que antes parecia que eu não estava 100% legalizada na minha jornada profissional”, comemora.

MEIs
Vanessa das Dores Broedel é artesã e recebeu atendimento durante a Semana do MEI. Foto: Reprodução YouTube

A Tatiana Marques, empreendedora do ramo de tecnologia, participou do Show do MEI, realizado em parceria com a prefeitura de Vila Velha, que contou com um treinamento de vendas ministrado por Fabrício Medeiros. “Quem é empreendedor está sempre correndo atrás de mais informação, de formas para atender melhor o seu cliente, e eventos como este fazem com que a gente aprenda coisas novas e reforce o que a gente já sabe”, explica Tatiana. Segundo ela, o Sebrae/ES sempre foi um parceiro em sua jornada empreendedora. “Eu comecei minha vida de empreendedora em 2011, então a minha primeira procura foi o Sebrae/ES naquela época, e hoje eu sigo buscando pelos cursos da instituição para estar bem atualizada e entender o mercado”, ressalta Tatiana.

A Semana do MEI foi uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com o Banco do Brasil, Caixa, Banestes, Sicred, Sicoob, Senac, Caixa de Assistência dos Advogados, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e prefeituras.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA