21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Mad Skills: você sabe o que é quais são as suas?

Por Kamilla Matos

Tocar violão, aprender a costurar, dominar truques de mágica, dançar, saber fotografar. Você sabe o que essas habilidades têm em comum? Todas elas são chamadas mad skills. Conhece esse termo?

- Continua após a publicidade -

É provável que você já tenha ouvido falar sobre as hard e soft skills. Hard skills são habilidades técnicas, aquelas que são essenciais para o aprendizado e o desenvolvimento de uma profissão. Fazer cálculos, manusear equipamentos e entender de programação são bons exemplos de hard skills.

As soft skills compreendem as habilidades relacionadas ao comportamento e à gestão emocional; tais como: comunicação, capacidade de se relacionar, inteligência emocional e adaptabilidade.

Já as mad skills ou “habilidades excepcionais”, envolvem hobbies e interesses pessoais. Em um primeiro momento, elas não se relacionam com a carreira.

No entanto, ainda que não estejam diretamente relacionados, os hobbies e as habilidades podem influenciar e fortalecer a jornada de um profissional.

Ao desenvolver uma nova habilidade em um hobby, por exemplo, melhoramos o nível de autoconhecimento, uma vez que aprofundamos o entendimento sobre nós, nossos gostos e capacidades.

Imagine as sensações de superação e de autoconfiança que uma pessoa sente ao surfar pela primeira vez? Certamente “pegar onda” ampliará o senso de capacidade, de aprender e de superar desafios.

Desenvolver uma nova habilidade também é um ótimo exercício para a disciplina. Se você decidir aprender a tocar um instrumento, tenha certeza, precisará de horas de treinamento e repetição, até que toque a primeira música.

Até mesmo o planejamento pode ser desenvolvido com as mad skills. Afinal, são necessárias organização e capacidade de priorização para fazer caber na rotina o momento necessário para se dedicar ao aprendizado de uma nova habilidade.

A criatividade também entra como uma das habilidades fortalecidas pelas mad skills. Hobbies ligados ao mundo das artes – tais como pintura, costura e teatro, ajudam no desenvolvimento do potencial criativo. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo relatório Future Of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, a criatividade figura entre as 10 capacidades profissionais mais valorizadas pelas organizações.

E mais: psicólogos defendem que pessoas com algum hobby têm a tendência de lidar melhor com o estresse e experimentar mais emoções ligadas ao bem-estar, já que a satisfação proporcionada pelo hobby atua na produção de endorfina, conhecida como o hormônio do prazer.

Com tantas vantagens, deixo aqui o desafio: enquanto lia esse texto, você identificou se possui alguma mad skill?

Kamilla Matos é diretora da ABRH-ES e facilitadora de aprendizagem corporativa. 
A ABRH-ES tem a missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de Recursos Humanos e lideranças, e contribuí com publicações toda segunda-feira. 

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba