23.3 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Linhares, São Gabriel da Palha, Piúma e Serra retornam ao Mapa do Turismo

Exclusão inicial desses municípios foi resultado do não cumprimento de critérios estabelecidos por portarias federais e estaduais

Por Kebim Tamanini

Após a revisão anunciada recentemente, quatro municípios do Espírito Santo – Linhares, São Gabriel da Palha, Piúma e Serra – voltaram a integrar o Mapa de Turismo 2024. Estes municípios, que inicialmente haviam sido excluídos por não cumprirem os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur), conseguiram comprovar o cumprimento das exigências e foram reintegrados na atualização do mapa.

- Continua após a publicidade -

“O retorno de Linhares, São Gabriel da Palha, Piúma e Serra ao Mapa do Turismo é significativo para o desenvolvimento turístico dessas regiões. Estar no Mapa não apenas confirma uma gestão estruturada voltada para o turismo, mas também abre portas para a participação em diversos projetos e programas da Setur, nas áreas de promoção, infraestrutura e qualificação. Quanto mais municípios estiverem inseridos no Mapa, maior será o desenvolvimento do setor em suas respectivas regiões”, afirmou secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.

A exclusão inicial desses municípios do Mapa de Turismo 2024 foi resultado do não cumprimento de critérios estabelecidos por portarias do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Espírito Santo. As diretrizes exigem que as gestões municipais possuam um órgão municipal de turismo, um conselho municipal de turismo ativo e a destinação de orçamento específico para o fomento do setor.

Para retornarem ao Mapa, os municípios precisaram organizar e apresentar a documentação que comprovasse o cumprimento desses requisitos. Esses documentos foram inseridos no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, onde passaram pela avaliação de técnicos da Setur e do Ministério do Turismo.

O Mapa do Turismo é atualizado anualmente, e os municípios têm até o próximo ciclo, em 2025, para manterem ou conquistarem sua posição. Estar presente no Mapa é crucial, pois garante acesso a recursos e suporte que impulsionam o desenvolvimento do turismo local, beneficiando a economia e a qualidade de vida das regiões envolvidas.

Linhares, São Gabriel da Palha, Piúma e Serra retornam ao Mapa do Turismo

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA