26.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Laboratório de Formação em Cinema fecha segundo ciclo de formações na cidade de Serra

Última etapa do Laboratório de Cinema começou nesta segunda (27) em Cariacica

Depois de passar pela cidade de João Neiva, terminou nesta sexta-feira (24), a segunda etapa do Laboratório de Formação em Cinema. A formação, ministrada pelo produtor e realizador audiovisual Bernard Lessa, aconteceu na sede da Associação de Vivência Shalon, no bairro Central Carapina, no município de Serra, entre os dias 20 e 24 de março.

A turma de alunos de Serra, formada por 20 participantes, recebeu conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema. 

- Continua após a publicidade -

Para Jhenifer Gomes, 22 anos, o laboratório é uma oportunidade de conhecer e mergulhar no universo audiovisual. “É a primeira vez que tenho contato com cinema e eu fiquei muito curiosa para saber como as coisas funcionam”, contou ela, que também é estudante de publicidade. “Até então eu não tinha nem tocado em uma câmera profissional. Eu achei bem legal a oportunidade de conhecer porque eu estava curiosa sobre o universo do audiovisual”. 

Paula Amorim Rodrigues, 19 anos, é mais ligada ao universo das artes plásticas, mas achou na formação uma oportunidade de conhecer mais sobre o universo da sétima arte. “Eu decidi fazer esse laboratório, para adquirir outras experiências, outras ferramentas, no mundo das artes, que eu nunca tinha tido com o cinema”, disse ela, que se identificou com processo que antecede as filmagens. “A parte que eu mais gostei foi da criação do roteiro. De criar uma história, de ver o bairro, e pensar as coisas que poderíamos imaginar para depois filmar”. 

Saber como é a produção de um filme, e o que acontece atrás das câmeras, também estimulou Jhenifer a participar da formação “Eu sou uma pessoa de bastidor, eu quero saber como funciona. Pegar em uma câmera e ver como é que faz. Então eu fiquei muito curiosa com esses bastidores. Eu vi o curso e vi uma grande oportunidade de conhecer essa área”. 

A terceira e última etapa do Laboratório de Formação em Cinema acontece de 27 a 30 de Março, no espaço Aprender Cultura, que fica no bairro Flexal II, no município de Cariacica. As vagas estão esgotadas. 

Curta-metragem 

Depois da parte teórica, os alunos partiram para a parte prática do Laboratório de Formação em Cinema, e filmaram o curta-metragem Entre Filhas. O filme contou com a direção coletiva dos integrantes do laboratório, que também se dividiram em outras funções da produção. O resultado será exibido durante  a Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontece no mês de junho, na cidade de Vitória. 

Uma janela de 30 anos para o cinema brasileiro

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória completa 30 anos em 2023. Para celebrar a data, será realizada a Mostra Comemorativa 30 anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontecerá de 14 a 18 de junho com uma programação retrospectiva especial com longas e curtas-metragens que marcaram a história do festival. Já no segundo semestre, de 20 a 24 de setembro, acontece a 30ª edição do FCV que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro e que também contará com debates, mesas redondas e muito mais.

Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à CulturaMinistério da Cultura. Conta também com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

30º Festival de Cinema de Vitória: Laboratório de Formação em Cinema marca início das atividades do evento

A cidade de João Neiva deu o pontapé nas atividades de 30 anos do Festival de Cinema de Vitória. O município, localizado na Região Norte do Espírito Santo, sediou o primeiro Laboratório de Formação em Cinema, que aconteceu de 13 a 17 de março, na sede do Coletivo Aba-Tyba, no bairro Santa Luzia. As próximas cidades que receberão a formação são Serra (de 20 a 24 de março) e Cariacica (de 27 a 31 de março).

Ministrado pelo diretor e produtor Bernard Lessa, cada cidade recebe 20 participantes por turma, que recebe conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema.

Ao final de cada laboratório, cada turma entregará um curta-metragem finalizado que será exibido na Mostra Comemorativa 30 Anos do FCV, que acontecerá no mês de junho. As vagas para o curso estão esgotadas.

Sobre o Oficineiro

Produtor e realizador de cinema, Bernard Lessa já conduziu outras edições do Laboratório de Formação em Cinema anteriormente. É sócio fundador da Rede Filmes, realizou os curta- metragens Tejo Mar (2013); Sopro, Uivo e Assobio (2015) e A Casa Térrea (2017), exibidos em alguns dos mais importantes festivais brasileiros. A Matéria Noturna, seu primeiro longa- metragem de ficção, teve sua estreia em outubro de 2021 no Olhar de Cinema de Curitiba, onde recebeu Menção Honrosa na categoria Melhor Filme Brasileiro em Competição. O Deserto de Akin, seu próximo filme, encontra-se em pré-produção.

Uma janela de 30 anos para o cinema brasileiro

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória completa 30 anos em 2023. Para celebrar a data, será realizada a Mostra Comemorativa 30 anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontecerá de 14 a 18 de junho com uma programação retrospectiva especial com longas e curtas-metragens que marcaram a história do festival. Já no segundo semestre, de 20 a 24 de setembro, acontece a 30ª edição do FCV que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro e que também contará com debates, mesas redondas e muito mais.

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Da Assessoria de Imprensa do 30º Festival de Cinema de Vitória

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA