25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Bancos serão obrigados a ter vigilantes mulheres em Vila Velha

Autor do projeto quer evitar constrangimento de mulheres revistadas por seguranças homens

Por Redação

A Câmara de Vila Velha aprovou, na última semana, o Projeto de Lei que obriga todos os estabelecimentos de prestação de serviços financeiros no município tenham, no mínimo, um vigilante do sexo feminino. A proposta é de autoria do vereador Welber da Segurança (PSDB). 

- Continua após a publicidade -

O PL 2798/2022 aponta a medida para fins de triagem regular ou eventual em pessoas do sexo feminino, bem como de seus pertences. Na justificativa, Welber mencionou que a medida é uma forma de preservar as mulheres que precisam utilizar diariamente os estabelecimentos das instituições financeiras, evitando o constrangimento e a intimidação de serem revistadas por vigilantes do sexo masculino.

“Em tese, a revista pessoal não deve ser realizada por vigilantes particulares, porém não é isso que acontece, e muitas mulheres estão sujeitas a revistas sendo obrigadas a mostrarem o interior de suas bolsas ou deixarem à mostra outros pertences pessoais”, explicou o vereador.

Welber também fez menção ao possível impacto social e econômico da medida. Para ele, a proposta criará mais postos de trabalho no município, além de abrir vagas exclusivamente femininas, reduzindo as diferenças entre os gêneros na função.

O projeto seguiu para sanção ou não do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). Caso seja aprovado, a lei entrará em vigor em até 90 dias.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA