26.6 C
Vitória
domingo, 19 maio, 2024

PT define Roberto Carlos como pré-candidato na Serra

Evento de lançamento da pré-candidatura de Roberto Carlos à Prefeitura da Serra acontecerá neste sábado

Por Robson Maia

O ex-vereador e deputado estadual Professor Roberto Carlos será o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) no município da Serra, Região Metropolitana do Espírito Santo. Após especulações ao longo dos últimos meses, a sigla lançará a pré-candidatura no próximo sábado (11), em evento do diretório municipal com a presença de lideranças partidárias.

- Continua após a publicidade -

A informação foi confirmada por membros do partido no município, que reafirmaram a pretensão do PT em concorrer às principais prefeituras da Grande Vitória. A ideia do partido é seguir o “embalo” da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fortalecer a base para 2026 – em um cenário de possível reeleição presidencial – e recuperar o prestígio no Espírito Santo.

“No momento em que o PT governa o Brasil, uma candidatura do partido trará inúmeros benefícios ao município. Além disso, a Serra necessita de uma gestão que priorize sua população mais carente. Por isso, o Partido dos Trabalhadores lança o Professor Roberto Carlos como seu pré-candidato a prefeito da Serra”, afirma o diretório capixaba do PT em nota.

Eleito vereador em 2004 e 2008, Roberto Carlos chegou a ocupar uma das cadeiras do Legislativo capixaba em 2010, quando obteve 22.143 votos. Em 2014, foi candidato a governador pela coligação “Com a Força do Povo Capixaba” formada pelo PT e PDT. A chapa obteve 114.691 votos (6,01%), terminando em 3º lugar.

Em 2017, após 30 anos de filiação ao PT, Roberto Carlos deixou o partido e ingressou no Rede Sustentabilidade (Rede). No ano seguinte disputou novamente uma vaga na Assembleia Legislativa (Ales), contudo, sem sucesso dessa vez. Na ocasião, o professor obteve 5.569 votos, não conseguindo ser eleito.

O lançamento da pré-candidatura de Roberto Carlos acontecerá sábado, às 9h no Clube da Boa Convivência, em Parque Residencial Laranjeiras. O evento deverá contar com a presença de lideranças importantes do partido, como os deputados estaduais Iriny Lopes e João Coser, a deputada federal e presidente do PT no Espírito Santo, Jack Rocha, o deputado federal Helder Salomão, além do senador Fabiano Contarato.

Disputa na Serra desenhada

Após a confirmação da pré-candidatura de Roberto Carlos, o cenário eleitoral da Serra começa a ser desenhado de forma mais clara. O petista terá a concorrência de Weverson Meireles (PDT) – apoiado pelo atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT) -, Igor Elson (PL), Audifax Barcelos (Progressistas), Pablo Muribeca (Republicanos), além de Wylson Zon (Novo).

PT define Roberto Carlos como pré-candidato na Serra
Cenário eleitoral na Serra já conta com seis pré-candidaturas – Fotos por: Arquivos Pessoais/Ales/Helber Fotografia

Atualmente, a Serra é o município capixaba com o maior número de eleitores registrados – cerca de 349 mil.

PT se movimenta na Grande Vitória

Além de Dr. Roberto Carlos na Serra, o PT já confirmou as pré-candidaturas do deputado estadual João Coser em Vitória, do ex-vereador João Batista Babá, em Vila Velha, além da professora Célia Tavares, em Cariacica. No último caso, o presidente da sigla em Cariacica, Luiz Gaurink, afirmou que, apesar da apresentação do nome de Célia para a disputa, não está descartada um eventual apoio à candidatura de Euclério à reeleição.

PT define Roberto Carlos como pré-candidato na Serra
PT tem pré-candidatos nos quatro maiores redutos eleitorais da Grande Vitória – Fotos: Reproduções

A candidatura de Coser é tida como a mais estratégica para o partido. O deputado estadual e ex-prefeito da capital figurou na segunda posição nas pesquisas de intenções de votos realizadas no último ano.

Em entrevista à ES Brasil, Coser destacou o projeto de governo em um eventual retorno ao Executivo da capital capixaba. Apesar de não tecer críticas diretas ao principal rival na disputa, o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), Coser reprovou a condução realizada pelo gestor no município. Segundo ele, a capital perdeu o protagonismo em relação às vizinhas Serra e Vila Velha.

Pré-candidato, Coser comentou sobre mandato na Ales, projeção do PT e disputa para o Executivo da capital
Candidatura de Coser é considerada estratégica para os planos do PT no ES
– Foto: Willian Girelli/ES Brasil

“Para ser gestor, você tem que dialogar. Eu realizei grande parte das obras estruturantes de Vitória porque conversava com o Governo Estadual e Federal. […] Hoje, Serra e Vila Velha estão ‘bombando’, até Cariacica que era muito criticada está bem. Enquanto isso, Vitória tem ficado pra trás”, lamentou o petista.

O petista afirmou que está disposto a dialogar com o eleitorado de centro e centro-direita para angariar mais votos, visando uma disputa apertada com Pazolini. Segundo ele, as “trocas” com outros núcleos é fundamental para a construção de uma governança positiva.

“Eu tenho a obrigação [de dialogar com eleitores de centro/centro-direita]. Todo gestor precisa disso. […] A polarização que a gente viu nas eleições em 2022 não vai necessariamente se repetir”, elencou Coser.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA